Considerando uma constante imersão tecnológica dos indivíduos em diversas instâncias e contextos que modificam as esferas sociais, culturais e comportamentais, têm-se a presença de sustentáculos que permitem as novas relações e conexões tecnológicas oriundas dessa imersão transformando o conhecimento para além de um conteúdo estático e/ou analógico, dotado de dinamismo particular. A partir disso, a pesquisa tem intento de identificar o papel das potencialidades radiofônicas nesse processo, abordando o fazer parte da cultura digital que implica na absorção e recombinação da informação, que de certo modo fomenta e enaltece a criatividade, e que se concatena em produção de ideias e novos conhecimentos. Portanto, através de tecnologias que trazem possibilidades de expressão artística e cultural e técnicas de Comunicação que informam, engajam e inovam, os caminhos ofertados pela modernização do entendimento do rádio e a difusão radiofônica dos podcasts transformam processos educacionais e atendem gerações que encontram nesse caminho midiático a contingência de representatividades com seus semelhantes. Logo, a partir desse quadro que se transforma a cada dia, é intento da pesquisa compreender essa mudança e transição, assim como trazer exemplificações das potencialidades radiofônicas da contemporaneidade e suas possíveis utilizações no contexto do ensino-aprendizado.