MARCADORES CONVERSACIONAIS DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS), COMO INOVAÇÃO PARA ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47812 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1257 "inscrito_id" => 7041 "titulo" => "MARCADORES CONVERSACIONAIS DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS), COMO INOVAÇÃO PARA ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA" "resumo" => "Neste trabalho, o resultado de análises de vídeos que apresentam interlocuções em Libras, que teve como objetivo identificar marcadores conversacionais (MC), de início e fim de conversação, a fim de averiguar marcadores que indicam início e término de interlocução em LIBRAS. Foram analisados 20 vídeos, sendo 10 pertencentes ao gênero entrevista, e 10 pertencentes ao gênero tutorial, destes, 10 são sobre gastronomia e 10 são sobre maquiagem. Foram analisados entre 2 (dois) 3 (três) minutos iniciais e finais de reprodução. Para construção deste trabalho, seguimos as concepções de Marchuschi (1991). Ao examinarmos, percebemos algo em comum nos vídeos escolhidos, tanto nos pertencentes ao gênero entrevista quanto os tutoriais, sendo possível observar que as pessoas sempre começavam sinalizando de maneira formal. Também foi possível detectar o uso de recursos paralinguísticos sendo evidenciados. Estes estudos são extremantes importantes no auxílio do aprendizado e ensino desta língua." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 15. Ensino de Línguas" "palavra_chave" => "ANÁLISE, MARCADORES CONVERSACIONAIS, LIBRAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA15_ID7041_03092018170308.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "YURE MASCILANY MEDEIROS FARIAS FERREIRA" "autor_nome_curto" => "YURE" "autor_email" => "yuremascilany@yahoo.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47812 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1257 "inscrito_id" => 7041 "titulo" => "MARCADORES CONVERSACIONAIS DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS), COMO INOVAÇÃO PARA ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA" "resumo" => "Neste trabalho, o resultado de análises de vídeos que apresentam interlocuções em Libras, que teve como objetivo identificar marcadores conversacionais (MC), de início e fim de conversação, a fim de averiguar marcadores que indicam início e término de interlocução em LIBRAS. Foram analisados 20 vídeos, sendo 10 pertencentes ao gênero entrevista, e 10 pertencentes ao gênero tutorial, destes, 10 são sobre gastronomia e 10 são sobre maquiagem. Foram analisados entre 2 (dois) 3 (três) minutos iniciais e finais de reprodução. Para construção deste trabalho, seguimos as concepções de Marchuschi (1991). Ao examinarmos, percebemos algo em comum nos vídeos escolhidos, tanto nos pertencentes ao gênero entrevista quanto os tutoriais, sendo possível observar que as pessoas sempre começavam sinalizando de maneira formal. Também foi possível detectar o uso de recursos paralinguísticos sendo evidenciados. Estes estudos são extremantes importantes no auxílio do aprendizado e ensino desta língua." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 15. Ensino de Línguas" "palavra_chave" => "ANÁLISE, MARCADORES CONVERSACIONAIS, LIBRAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA15_ID7041_03092018170308.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "YURE MASCILANY MEDEIROS FARIAS FERREIRA" "autor_nome_curto" => "YURE" "autor_email" => "yuremascilany@yahoo.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }