Esta pesquisa, em sua essência, se destaca principalmente por pensar nas ações do cotidiano da formação docente e como essas ações influenciam na aprendizagem e no estimulo dos graduandos em sua construção acadêmica. Diante do exposto, temos como objetivo discutir sobre as práticas pedagógicas de uma professora do curso de pedagogia no qual, a pesquisa foi realizada em uma instituição de ensino, superior privada na turma do curso de Pedagogia. A metodologia aplicada nesse estudo foi do tipo pesquisa de campo com pesquisa-ação, pois foi realizado um estudo na própria instituição em que, as analises duraram cerca de dois meses em 6 encontros com os alunos que desenvolveram jogos práticos e didáticos que visassem o ensino-aprendizagem. Pensar nas práticas pedagógicas é evidenciar um amplo campo de diversos conhecimentos, exatamente por demostrar aspectos importantes para o cotidiano profissional. Este conjunto da práxis tem como mérito estimular os discentes acerca da reflexão e participação crítica onde possibilitam aos alunos agir de forma determinada para promover mudanças. Enfatizando que o conhecimento adquirido através da práxis ajudaram os discentes a obterem uma postura diferenciada apontando para propostas pedagógicas centradas no desenvolvimento de competências e capacidades para a participação de todos os alunos a partir de núcleos de um aprendizado significativo.