Pesquisas realizadas com o intuito de avaliar a abordagem dos conteúdos de Botânica destacam que, nessa área, o ensino é oferecido de maneira tradicional e centralizado em conteúdos extensos e geralmente complexos em detrimento do entendimento da função ou da compreensão espacial. Como consequência, os resultados demonstram que ela normalmente é tida como uma ciência considerada pouco interessante pelo público em geral e, especialmente, por estudantes dos diversos níveis de ensino (fundamental, médio e superior). Dentre as razões centrais encontradas para o desinteresse e desatenção dos estudantes está a abordagem nos diversos níveis de ensino que é, tradicionalmente, descontextualizada, excessivamente teórica e descritiva e pouco relacional, o que, obviamente, há de provocar baixo interesse e motivação nos estudantes. O uso de diferentes recursos, tais como experimentos, jogos, modelos, entre outros, despertam a motivação e o interesse dos alunos pelo saber e facilitam a compreensão de fenômenos naturais e de concepções científicas. Sendo assim, a aprendizagem dos conteúdos de Botânica, exige atividades lúdicas que permitam vivenciar os conteúdos teóricos previamente trabalhados de forma contextualizada. Nesse contexto, o presente projeto tem como objetivo principal desenvolver diferentes tipos de atividades e materiais, a fim de fornecer subsídios para um melhor ensino e aprendizagem dos conceitos relacionados às áreas de Botânica e Ecologia Vegetal, no nível Médio do Ensino, bem como avaliar a eficiência da aplicação dessas diferentes atividades, tais como aulas práticas, jogos, desenvolvimento de modelos, entre outros no processo de ensino e aprendizagem, visando beneficiar docentes e discentes nesse processo.