Resumo: Este trabalho é fruto de um relato de experiência de cunho etnográfico realizado numa escola estadual na cidade de Campina Grande-PB. A coleta de dados foi realizada a partir dos extratos das falas de alunos/educandos e do plano de aula posteriormente elaborado pelo professor de Judô. Apresentaremos o processo dialógico construído durante as oficinas de judô no Programa Novo Mais Educação, a partir das sugestões de alunos/educandos, um brasão para uma escola pública. Para a realização desta atividade, foi necessária a interdisciplinaridade. Nosso objetivo com essa ação pedagógica foi desenvolver atividades que possibilitassem práticas crítico-reflexivas por parte dos alunos/educandos. No total, a aula envolveu 36 educandos com faixa etária entre 10 e 14 anos. A partir desse momento de interação, no qualo Judô deu espaço para o conhecimento da cultura local através de estudos sobre o Nordeste, a Paraíba e a realidade dos alunos, inferimos que são múltiplas as possibilidades dentro do ambiente educativo formal. Realizar esta atividade foi extremamente importante para todos os envolvidos. As técnicas e ensinamentos de Jigoro Kano extrapolam a prática de golpes;baseiam-se numa filosofia de alteridade e respeito às diferenças, possibilitando a inclusão social e a abordagem dos mais variados temas. Ao final das atividades, nosso objetivo foi alcançado conjuntamente. Embora cada docente se deparecom uma realidade diferente, ao se dedicarem àrealização de suas atividades, é imprescindível olhar o outro, fazer-se presente como ouvinte para favoreceruma relação de aprendizagem mútua.
Palavras-Chave:Práticas crítico-reflexivas. Novo Mais Educação. Judô. Interdisciplinaridade.