O estágio da licenciatura é um componente curricular e visa à inserção do graduando em sala no ensino básico, sendo, portanto, muito importante para a preparação de docentes em formação. No entanto, muitos alunos ainda encontram várias dificuldades durante o estágio, o que pode culminar com uma relação de distanciamento da função de professor. Assim, este trabalho objetivou entender a concepção dos graduandos de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, sobre a importância do estágio para a formação, e entender os fatores que os motivam ou não a seguir a carreira docente durante esta fase, e quais as principais dificuldades enfrentadas. O estudo foi quantitativo e os dados foram obtidos por meio de questionário. Os graduandos entendem que o estágio é essencial, porém apontam algumas dificuldades, como a orientação dos professores aos graduandos e indisciplina de alunos na escola. Notou-se que diante das circunstâncias, cerca de 80% dos estagiários pretendem seguir a carreira docente, uma vez que alguns fatores são motivadores para os tais. Assim, mesmo com dificuldades encontradas durante o estágio, acredita-se que muitos alunos pretendem seguir a carreira docente.