MENDES, Marivania Silva et al.. A formação do professor leitor na educação infantil. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/45806>. Acesso em: 04/11/2024 19:30
Considerando, que muitos professores trabalham com uma diversidade linguística e convivendo com o grupo, percebe-se o surgimento de alguns questionamentos quanto ao hábito de leitura dos professores em relação ao último livro lido, o que motivou a leitura, qual a frequência que lê, entre outras. O professor como mediador da leitura deve oportunizar as crianças diferentes momentos que envolvem o universo literário, permitindo que as crianças experienciem situações de leituras diversas, como por exemplo: adivinhas, parlendas, contos, poesias, contação de histórias, brincadeiras de rodas e músicas regionais, presentes na cultura local do estudante. Portanto, é relevante destacar o conhecimento e o sentimento de pertencimento a uma determinada cultura, por parte do professor para possibilitar o contato das crianças com esses elementos e promova, assim, a valorização do espaço, da linguagem, das manifestações artísticas e culturais da localidade em que vive.