Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICA DOCENTE E DIDÁTICA: AS POSSIBILIDADES DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: DIDÁTICA, FORMAÇÃO, PROFESSORES, SABERES DOCENTES Comunicação Oral (CO) GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48658
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3348
    "inscrito_id" => 8694
    "titulo" => "PRÁTICA DOCENTE E DIDÁTICA: AS POSSIBILIDADES DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "A necessidade da amplitude dos saberes para a docência traz a tona um questionamento sobre o lugar da Didática durante a formação de professores. A escola do século XXI encontra-se inserida em um contexto de complexidade e princípios que precisam ser acompanhados pelos atores sociais a quem é atribuída a responsabilidade de formação de cidadãos. Tal artigo propõe a seguinte discussão: O que professores, que concluíram alguma licenciatura, entendem por Didática? Tem como objetivo geral: Analisar o que professores, que estão lecionando em sala de aula, entendem por Didática. Especificamente: i) Caracterizar o papel da didática no trabalho docente; ii) Descrever os limites e as possibilidades do professor em sala de aula; iii) Refletir sobre os desafios da prática docente. Dessa forma, diante da atual conjectura social, cognitiva e afetiva da sociedade em que estamos inseridos, questionar o papel da Didática em sala de aula requer um olhar para o lugar que o professor ocupa diante deste contexto. Ao serem questionados sobre o que é Didática, os professores, via de regra, afirmam que tal conhecimento está relacionado à prática, à transmissão e à forma sobre como ensinar. Assim sendo, não se percebem como sujeitos históricos, situados socialmente dentro de um contexto mais amplo ao qual a escola e os seus fazeres estão relacionados. Logo, encontra-se na Didática a oportunidade de discutir sobre as funções sociais da escola, as características do trabalho docente, as relações entre o processo de ensino e o processo de aprendizagem,"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais"
    "palavra_chave" => "DIDÁTICA, FORMAÇÃO, PROFESSORES, SABERES DOCENTES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID8694_13092018144219.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATO CARNEIRO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RENATO CARNEIRO"
    "autor_email" => "renatocprof@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48658
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3348
    "inscrito_id" => 8694
    "titulo" => "PRÁTICA DOCENTE E DIDÁTICA: AS POSSIBILIDADES DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "A necessidade da amplitude dos saberes para a docência traz a tona um questionamento sobre o lugar da Didática durante a formação de professores. A escola do século XXI encontra-se inserida em um contexto de complexidade e princípios que precisam ser acompanhados pelos atores sociais a quem é atribuída a responsabilidade de formação de cidadãos. Tal artigo propõe a seguinte discussão: O que professores, que concluíram alguma licenciatura, entendem por Didática? Tem como objetivo geral: Analisar o que professores, que estão lecionando em sala de aula, entendem por Didática. Especificamente: i) Caracterizar o papel da didática no trabalho docente; ii) Descrever os limites e as possibilidades do professor em sala de aula; iii) Refletir sobre os desafios da prática docente. Dessa forma, diante da atual conjectura social, cognitiva e afetiva da sociedade em que estamos inseridos, questionar o papel da Didática em sala de aula requer um olhar para o lugar que o professor ocupa diante deste contexto. Ao serem questionados sobre o que é Didática, os professores, via de regra, afirmam que tal conhecimento está relacionado à prática, à transmissão e à forma sobre como ensinar. Assim sendo, não se percebem como sujeitos históricos, situados socialmente dentro de um contexto mais amplo ao qual a escola e os seus fazeres estão relacionados. Logo, encontra-se na Didática a oportunidade de discutir sobre as funções sociais da escola, as características do trabalho docente, as relações entre o processo de ensino e o processo de aprendizagem,"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais"
    "palavra_chave" => "DIDÁTICA, FORMAÇÃO, PROFESSORES, SABERES DOCENTES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID8694_13092018144219.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATO CARNEIRO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RENATO CARNEIRO"
    "autor_email" => "renatocprof@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A necessidade da amplitude dos saberes para a docência traz a tona um questionamento sobre o lugar da Didática durante a formação de professores. A escola do século XXI encontra-se inserida em um contexto de complexidade e princípios que precisam ser acompanhados pelos atores sociais a quem é atribuída a responsabilidade de formação de cidadãos. Tal artigo propõe a seguinte discussão: O que professores, que concluíram alguma licenciatura, entendem por Didática? Tem como objetivo geral: Analisar o que professores, que estão lecionando em sala de aula, entendem por Didática. Especificamente: i) Caracterizar o papel da didática no trabalho docente; ii) Descrever os limites e as possibilidades do professor em sala de aula; iii) Refletir sobre os desafios da prática docente. Dessa forma, diante da atual conjectura social, cognitiva e afetiva da sociedade em que estamos inseridos, questionar o papel da Didática em sala de aula requer um olhar para o lugar que o professor ocupa diante deste contexto. Ao serem questionados sobre o que é Didática, os professores, via de regra, afirmam que tal conhecimento está relacionado à prática, à transmissão e à forma sobre como ensinar. Assim sendo, não se percebem como sujeitos históricos, situados socialmente dentro de um contexto mais amplo ao qual a escola e os seus fazeres estão relacionados. Logo, encontra-se na Didática a oportunidade de discutir sobre as funções sociais da escola, as características do trabalho docente, as relações entre o processo de ensino e o processo de aprendizagem,

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.