Esta pesquisa tem como temática central a inserção de estudantes imigrantes venezuelanos nas escolas estaduais de Boa Vista – Roraima, tendo em vista o quantitativo de pessoas que migraram para Roraima em virtude da crise econômica, política e social que a Venezuela enfrenta atualmente. O interesse por este estudo surgiu durante a realização do estágio curricular obrigatório do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Roraima. Esta pesquisa tem a seguinte problemática de estudo: quais os desafios vivenciados pelos professores de Ciências dos Anos Finais do Ensino Fundamental no atendimento aos estudantes venezuelanos em sala de aula? Para tanto, tem como objetivo geral “conhecer os desafios vivenciados por professores de Ciências em relação ao atendimento de estudantes imigrantes venezuelanos na Rede Pública Estadual em Ensino de Boa Vista – RR”. A amostra deste estudo é composta pelas 5 escolas que apresentam o maior índice de venezuelanos matriculados em 2018. Esta pesquisa adota uma abordagem qualitativa descritiva de levantamento, utilizando questionários e entrevistas como instrumentos de coleta das informações acerca da real inserção educacional de estudantes venezuelanos, tendo em vista as diferenças idiomáticas e culturais. Envolve, respectivamente, estudantes venezuelanos e professores das escolas selecionadas e que aceitaram participar voluntariamente da pesquisa.