O presente trabalho tem como finalidade discutir acerca das dificuldades de aprendizagem em relação à leitura e à escrita dos discentes nos anos iniciais, como também, o modo de ensinar, considerando o papel do professor e dos demais profissionais no contexto escolar. A pesquisa tem como objetivo compreender qual o caminho mais adequado que a escola deve projetar para desenvolver a educação em crianças com algum déficit de aprendizagem. Para esse estudo utilizou-se como referencial teórico a concepção de educadores que refletem sobre o tema, a exemplo de Paín(1985); Cagliari (1996) e Teberosky (1989), bem como as reflexões pessoais sobre o objeto a ser investigado. Como metodologia, empregou-se uma abordagem qualitativa enfocando a pesquisa bibliográfica dos estudos citados. Diante dos resultados obtidos, destacam-se a importância da intervenção psicopedagógica nas dificuldades de aprendizagem, bem como a necessidade de estudos mais aprofundados sobre o tema. No entanto, conclui-se que a leitura e a escrita são processos progressivos que merecem uma ação continuada dos profissionais da educação, para que, no futuro, integre a criança ao processo de formação do conhecimento.