O presente artigo é resultado de pesquisa bibliográfica e tem como objetivo refletir sobre a Educação Profissional e seu papel na preparação do indivíduo para a vida em sociedade. Buscou-se inicialmente identificar, no significado da palavra educação, os primeiros conceitos que a delinearam e seu papel atual. Consideraram-se aspectos vinculados à Educação Profissional como a Revolução Industrial e seu impacto socioeconômico, bem como a relação entre trabalho, educação e sociedade e a divisão social do trabalho. Com o apoio de Abbagnano (2007), observa-se que a educação se preocupa em promover o aspecto qualitativo do indivíduo, preparando-o para o trabalho em grupo. Rodrigues (2007) e Chauí (1995) destacam a sociedade industrial como a responsável pela revolução que, por meio da educação, passa a exercer um papel de dominação intelectual do homem pelo empobrecimento da cultura crítica, enfatizando uma educação de massa cujo objetivo é a preparação da mão de obra. Na análise documental, constatam-se as alterações nas leis que normatizam a educação profissional e se percebe que cada uma delas vai ao encontro aos períodos históricos que se lhes vinculam. Conclui-se, com amparo em Baudelot e Establet (1971), Dias (1993), Durkheim (1960), Freire (1991, 2003), Saviani (2013), (Huxley (2009) e Mendonça (2009), que a educação profissional tende a atender às exigências de uma sociedade capitalista na preparação da mão de obra para inserção no mercado de trabalho.