Os debates em torno da crise nos processos educativos e da necessidade de melhorias na educação básica, vêm associados à premência de mudanças na formação inicial de professores. No enfrentamento dos desafios, está se desenvolvendo a compreensão de que as intervenções que tornam possível à inovação nos cursos de formação envolvem inevitavelmente a busca de novas abordagens curriculares e propostas inovadoras de metodologias ativas. A metodologia da problematização possibilita a participação ativa do estudante na construção do conhecimento, cujo foco é o desenvolvimento da capacidade de enfrentar problemas, propondo soluções viáveis. Este relato tem como objetivo apresentar vivências da metodologia de problematização em disciplina do curso de Pedagogia. Participaram 35 estudantes do terceiro ano do curso de Pedagogia. O trabalho foi desenvolvido com referência nos trabalhos de Neusi Berbel. Foi organizada uma sequência de atividades inspiradas nos princípios da metodologia da problematização e na transposição desses princípios para o cotidiano escolar dos anos iniciais do ensino fundamental. Os estudantes depararam-se com um ensino desafiador no contato direto com a realidade, que privilegiou a investigação e a reflexão pedagógica; vivenciaram novas experiências, no contato direto com a realidade, além de se envolveram, de forma reflexiva, critica e criativa, no processo de ensino aprendizagem. Verificou-se um comprometimento que fomentou a investigação e a reflexão da atividade pedagógica. A metodologia de problematização apresenta-se como uma alternativa consistente para a aprendizagem e para a construção da identidade profissional docente.