SOUZA, Helga Valéria De Lima. Oferta das tdices na modalidade eja. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/48407>. Acesso em: 04/11/2024 19:41
O presente artigo, parte integrante de uma dissertação, apresenta às ações desenvolvidas para a apropriação das Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão – TDICEs, como instrumento educativo em uma escola pública, e ofertada aos jovens inseridos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, do turno vespertino, nos anos de 2015 e 2016. Embora tenha sido desenvolvida uma pesquisa qualitativa na qual predominou a aplicação de entrevistas junto a um grupo de nove educandos, o presente trabalho tem como foco a coleta de dados e as análises correspondentes à estrutura física e o funcionamento do laboratório de informática a partir da observação in loco, registros fotográficos, comunicações complementares junto às professoras responsáveis pelo laboratório, analise do Projeto Político Pedagógico de 2015/2º semestre – PPP/2015/2, da escola e, informações coletadas informalmente com educandos participantes ou não da pesquisa. Após a triangulação dos dados, foi averiguado a quase total ausência de ações educativas direcionadas para o uso das TDICEs como instrumento de pesquisa, a predominância do uso do laboratório pelos educandos para assuntos extra curriculares e, a existência de um desalinhamento da equipe de professor referentes as propostas pedagógicas apresentadas no PPP/2015/2.