A formação do solo trata-se de um processo lento e longo que envolve vários agentes abióticos e bióticos, podendo ser encontrado em estado natural ou antropizado no sistema terrestre. Além de apresentar pouco interesse, pois muitas vezes é despercebido ou subestimado pelas pessoas que usufruem dele. Por isso, diante de sua importância e fragilidade, principalmente na área urbana, foram desenvolvidas em uma escola da rede pública de Maceió/AL, três atividades práticas durante as aulas de Geografia em turma do ensino médio (1ª série). Relacionando, de modo interdisciplinar, o conteúdo de Geografia ao de Química do solo. O objetivo foi promover um conhecimento crítico e reflexivo sobre a preservação e conservação do solo. Através de práticas interativas aplicáveis no dia a dia, buscando contribuir na construção do conhecimento científico, a partir de informações básicas sobre a origem, desenvolvimento e exploração deste recurso no espaço urbano. Os resultados obtidos com este trabalho sugerem o quanto é possível desenvolver uma interação significativa de aprendizagem através de aulas teóricas associadas a atividades práticas, neste caso, promovendo uma conscientização socioambiental, referente ao assunto: solos. Permitindo sugerir aos professores do ensino médio, incluírem em seus planejamentos, atividades práticas em uma proposta interdisciplinar, buscando contextualizar os diversos saberes que se entrelaçam com os assuntos abordados. Levando sempre em consideração os conhecimentos prévios dos alunos e a realidade na qual estão inseridos.