Este artigo é um recorte de um trabalho desenvolvido na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado, do curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Federal do Tocantins (UFT) com o objetivo de analisar as vivências e reflexões das atividades realizadas no estágio, nas Escolas Estadual Brigadeiro Felipe e Professora Ricarda nas modalidades de ensino: Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com este trabalho pretendeu-se conhecer a realidade em que a escola está inserida, bem como, propiciar vivências e experiências no ambiente escolar que visassem contribuir para a formação profissional. Neste sentido, aqui encontra-se algumas contribuições do estágio para a formação inicial do professor de matemática, a partir do contato com o exercício da profissão. Para tanto, realizou-se um trabalho de acompanhamento do planejamento e coparticipação em salas de aulas da Educação Básica. Com isso, percebeu-se que a tarefa do professor de transformar a realidade educacional é bastante complexa, e para isto é necessário se debruçar na aquisição dos conhecimentos específicos da área, do conhecimento pedagógico da área e do conhecimento pedagógico que visam iluminar a prática, isto é, articular a relação entre teoria e prática.