A entomologia, estudo dos insetos, é muito importante, tendo em vista o papel ecológico destes organismos e sua relação com o ser humano. Todavia, existem várias barreiras quanto ao ensino e aprendizagem deste assunto no ambiente escolar. Diante disso, esta pesquisa justificou-se pela necessidade de se desenvolver estratégias pedagógicas de baixo custo, fácil realização e compreensão como metodologia alternativa para auxiliar na aprendizagem. O objetivo do presente trabalho foi verificar a eficácia da entomologia forense como ferramenta didática para abordagem sobre os insetos no ensino médio. Inicialmente, foi realizado um levantamento bibliográfico da literatura existente relacionada à entomologia forense e ao ensino sobre insetos. Em seguida, foi feita uma pesquisa de campo na Escola de Referência em Ensino Médio Dr. Mota Silveira, em Bom Jardim - PE. O estudo teve como público alvo estudantes do segundo ano, com idades entre 14 e 19 anos. O ciclo de atividades realizado consistiu em: sondagem de conhecimentos prévios; aula expositiva teórica; aula de campo; aula prática com atividade lúdica; e reaplicação do questionário inicial, para verificar a eficiência das atividades realizadas. Os resultados obtidos indicaram que a estratégia pedagógica desenvolvida se mostrou eficiente, tendo em vista o perceptível aprimoramento de saberes já existentes e a construção de novos conhecimentos de caráter científico, refletidos nas respostas dadas no questionário final. As etapas variadas desta metodologia, destacando-se as coletas de organismos necrófagos nas armadilhas montadas, propiciaram aulas mais dinâmicas e atrativas, melhorando o aprendizado do aluno.