Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O DESAFIO DA DOCÊNCIA NO ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS

Palavra-chaves: DOCÊNCIA, ENSINO DE HISTÓRIA, NOVAS TECNOLOGIAS Comunicação Oral (CO) GT 19. Tecnologias e Educação
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47984
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 368
    "inscrito_id" => 6059
    "titulo" => "O DESAFIO DA DOCÊNCIA NO ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS"
    "resumo" => "RESUMO: O presente trabalho foi elaborado pelos acadêmicos do 3º período de pedagogia da Universidade Federal do Acre – UFAC, Moisés Bezerra de Morais, Ana Karolina Alves dos Prazeres, Marina Araújo da Costa e Thaila Bento de Lima, traz uma discussão acerca de dados coletados a partir de uma pesquisa que se deu por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com professoras formadas na área de pedagogia, que atuam na rede de educação básica, buscando analisar o desafio da docência no ensino de história e o uso de novas tecnologias promovendo uma melhor atuação na pratica educacional juntamente com o uso das tecnologias e outras mídias presentes no cotidiano dos alunos, que até então não são utilizadas de forma efetiva dentro do ambiente escolar. O trabalho foi elaborado tendo como base teórica os autores, Jaime Cordeiro (2009), Saliba, E.T. (1993), e tendo como fonte bibliográfica principal a autora Circe Maria Bittencourt Fernandes (2011)”. Foi possível analisar as dificuldades encontradas pelos professores ao se deparar com a docência, o ensino de história e as novas tecnologias que estão presentes em sala de aula, foi possível verificar também a deficiência durante a graduação acerca do uso correto das mídias digitais e os transtornos para o uso dessa tecnologia no dia a dia da sala de aula. Os aspectos mais frequentes relatados pelos docentes foram: a formação, os professores, a graduação que não contemplava o uso das tecnologias, a dificuldade de utilizar as mídias e o tempo de duração das aulas expositivas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "DOCÊNCIA, ENSINO DE HISTÓRIA, NOVAS TECNOLOGIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID6059_26072018160337.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MOISÉS BEZERRA DE MORAIS"
    "autor_nome_curto" => "MOISÉS MORAIS"
    "autor_email" => "moraes.moises@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47984
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 368
    "inscrito_id" => 6059
    "titulo" => "O DESAFIO DA DOCÊNCIA NO ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS"
    "resumo" => "RESUMO: O presente trabalho foi elaborado pelos acadêmicos do 3º período de pedagogia da Universidade Federal do Acre – UFAC, Moisés Bezerra de Morais, Ana Karolina Alves dos Prazeres, Marina Araújo da Costa e Thaila Bento de Lima, traz uma discussão acerca de dados coletados a partir de uma pesquisa que se deu por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com professoras formadas na área de pedagogia, que atuam na rede de educação básica, buscando analisar o desafio da docência no ensino de história e o uso de novas tecnologias promovendo uma melhor atuação na pratica educacional juntamente com o uso das tecnologias e outras mídias presentes no cotidiano dos alunos, que até então não são utilizadas de forma efetiva dentro do ambiente escolar. O trabalho foi elaborado tendo como base teórica os autores, Jaime Cordeiro (2009), Saliba, E.T. (1993), e tendo como fonte bibliográfica principal a autora Circe Maria Bittencourt Fernandes (2011)”. Foi possível analisar as dificuldades encontradas pelos professores ao se deparar com a docência, o ensino de história e as novas tecnologias que estão presentes em sala de aula, foi possível verificar também a deficiência durante a graduação acerca do uso correto das mídias digitais e os transtornos para o uso dessa tecnologia no dia a dia da sala de aula. Os aspectos mais frequentes relatados pelos docentes foram: a formação, os professores, a graduação que não contemplava o uso das tecnologias, a dificuldade de utilizar as mídias e o tempo de duração das aulas expositivas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "DOCÊNCIA, ENSINO DE HISTÓRIA, NOVAS TECNOLOGIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID6059_26072018160337.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MOISÉS BEZERRA DE MORAIS"
    "autor_nome_curto" => "MOISÉS MORAIS"
    "autor_email" => "moraes.moises@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

RESUMO: O presente trabalho foi elaborado pelos acadêmicos do 3º período de pedagogia da Universidade Federal do Acre – UFAC, Moisés Bezerra de Morais, Ana Karolina Alves dos Prazeres, Marina Araújo da Costa e Thaila Bento de Lima, traz uma discussão acerca de dados coletados a partir de uma pesquisa que se deu por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com professoras formadas na área de pedagogia, que atuam na rede de educação básica, buscando analisar o desafio da docência no ensino de história e o uso de novas tecnologias promovendo uma melhor atuação na pratica educacional juntamente com o uso das tecnologias e outras mídias presentes no cotidiano dos alunos, que até então não são utilizadas de forma efetiva dentro do ambiente escolar. O trabalho foi elaborado tendo como base teórica os autores, Jaime Cordeiro (2009), Saliba, E.T. (1993), e tendo como fonte bibliográfica principal a autora Circe Maria Bittencourt Fernandes (2011)”. Foi possível analisar as dificuldades encontradas pelos professores ao se deparar com a docência, o ensino de história e as novas tecnologias que estão presentes em sala de aula, foi possível verificar também a deficiência durante a graduação acerca do uso correto das mídias digitais e os transtornos para o uso dessa tecnologia no dia a dia da sala de aula. Os aspectos mais frequentes relatados pelos docentes foram: a formação, os professores, a graduação que não contemplava o uso das tecnologias, a dificuldade de utilizar as mídias e o tempo de duração das aulas expositivas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.