Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CARACTERIZAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DA REGIÃO SUDESTE E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE

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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Atualmente no Brasil existem 38 Institutos Federais (IFs), instituições que se estruturaram a partir a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Lei 11.892/08), cada um com vários campi, em todo o território nacional. Somente na região sudeste do Brasil são 9 IFs, ofertando diferentes tipos de cursos. Esta pesquisa tem como objetivo geral caracterizar os Institutos Federais, tendo como recorte os IFs da Região Sudeste do Brasil, quanto à oferta de cursos, níveis atendidos, entre outros aspectos. Além disso, busca mapear os programas de desenvolvimento profissional docente no período de 2009 a 2017, considerado a criação dos IFs em 2008. O referencial teórico baseia-se em documentos legais, como a Lei 11.892/2008 e em autores que tratam do desenvolvimento profissional docente. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa com apoio de dados quantitativos. Os dados foram coletados por meio dos endereços eletrônicos dos Institutos Federais. Os resultados parciais da pesquisa mostram que os 9 Institutos Federais da Região Sudeste somam um total de 140 campi, ofertando desde cursos de formação inicial e continuada até a pós-graduação, sendo que o número de cursos técnicos (742) é maior que das outras modalidades de ensino. Em relação aos cursos superiores, predominam os cursos de bacharelado (164) sobre os cursos superiores de tecnologia (119) e os cursos de licenciatura (115). Em relação a pós-graduação, a maior parte dos cursos é de Lato Sensu (93). Em relação aos programas de desenvolvimento profissional docente foi encontrado somente um programa dessa natureza.

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