CAMINHOS DA HISTÓRIA 2.0: UMA PROPOSTA DE USO DE JOGOS DIGITAIS NA SALA DE AULA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46658 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2018 "inscrito_id" => 10288 "titulo" => "CAMINHOS DA HISTÓRIA 2.0: UMA PROPOSTA DE USO DE JOGOS DIGITAIS NA SALA DE AULA" "resumo" => "Este trabalho objetiva apresentar possibilidades pedagógicas do uso de jogos digitais educativos como recursos didáticos alternativos na sala de aula a partir da elaboração e aplicação do jogo digital, em formato de quiz on-line, intitulado Caminhos da História 2.0. Por meio de um estudo de caso, fazendo uso de uma abordagem quali-quantitativa, o quiz foi aplicado com a participação de 15 alunos e 2 professores de uma escola pública de ensino médio integrado do município de Valença-BA. Também foi aplicado um questionário para que os sujeitos participantes pudessem avaliar tal experiência. Concluiu-se que esta proporcionou uma atividade lúdica, que proporcionou uma motivação aos alunos em sua resolução. Professores e alunos relataram, na sua maioria, que metodologias com o uso de jogos digitais proporcionam um ambiente mais divertido para a construção do conhecimento. Assim, o quiz on-line se constitui em uma ferramenta eficaz para auxiliar o professor na sala de aula, cabendo uma reflexão por parte dos docentes acerca da sua utilização." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS, JOGOS DIGITAIS, QUIZ, QUIZ" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID10288_09092018170653.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANO MIRANDA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ADRIANO" "autor_email" => "adrianom002@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46658 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2018 "inscrito_id" => 10288 "titulo" => "CAMINHOS DA HISTÓRIA 2.0: UMA PROPOSTA DE USO DE JOGOS DIGITAIS NA SALA DE AULA" "resumo" => "Este trabalho objetiva apresentar possibilidades pedagógicas do uso de jogos digitais educativos como recursos didáticos alternativos na sala de aula a partir da elaboração e aplicação do jogo digital, em formato de quiz on-line, intitulado Caminhos da História 2.0. Por meio de um estudo de caso, fazendo uso de uma abordagem quali-quantitativa, o quiz foi aplicado com a participação de 15 alunos e 2 professores de uma escola pública de ensino médio integrado do município de Valença-BA. Também foi aplicado um questionário para que os sujeitos participantes pudessem avaliar tal experiência. Concluiu-se que esta proporcionou uma atividade lúdica, que proporcionou uma motivação aos alunos em sua resolução. Professores e alunos relataram, na sua maioria, que metodologias com o uso de jogos digitais proporcionam um ambiente mais divertido para a construção do conhecimento. Assim, o quiz on-line se constitui em uma ferramenta eficaz para auxiliar o professor na sala de aula, cabendo uma reflexão por parte dos docentes acerca da sua utilização." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS, JOGOS DIGITAIS, QUIZ, QUIZ" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID10288_09092018170653.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANO MIRANDA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ADRIANO" "autor_email" => "adrianom002@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }