A música e a contação de estória como instrumentos da prática pedagógica devem estar ser inseridas no cotidiano das escolas por promover uma atividade lúdica mais prazerosa. Permitiu aos alunos do curso de licenciatura em música desenvolver habilidades na contação, confeccionar e tocar instrumentos nas aulas do ensino fundamental 1 estimulando nos docentes as atividades de planejamento de práticas educativas. A carência de trabalhos lúdicos e incentivar os alunos de licenciatura de música para desenvolver nas crianças o hábito da leitura no município de Belo Jardim. A pesquisa teve como método realizar a descrição do relato de experiência de um coordenador de um projeto de extensão do IFPE no campus Agreste-PE para estimular docentes de licenciatura em Música a contar histórias com musicalização. A metodologia aplicada foi descritiva com abordagem quali-quantitativo. As contações de estórias foram realizadas utilizando autores brasileiros e músicas dos gêneros Música Popular Brasileira- MPB, canções afro-brasileiras e cantigas infantis. As atividades do projeto aconteciam com reunião de planejamento, ensaios, estudos, levantamento bibliográfico e apresentações. O estudo permitiu praticar a musicalização com criatividade, imaginação, expressões verbais e corporais no processo de aprendizagem infantil. Partindo da contação de histórias foi possível observar que em todos os momentos, os docentes participantes tornaram a atividade mais criativa, lúdica e de fácil aprendizagem, pois momentos assim contribuem para o desenvolvimento cultural. Espera-se que projetos assim possam estimular outros a multiplicar a ação e fortalecer a prática pedagógica na instituição de ensino superior envolvendo a música e a contação.