SANTANA, Jessé Ovídio De. Utilização de jogos educativos como estratégia de ensino. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/49291>. Acesso em: 21/11/2024 21:59
Este artigo resultou de uma pesquisa bibliográfica que obteve como resposta a importância dos jogos como metodologia de ensino nas diversas disciplinas, enfatiza que estes quando convenientemente preparados, são estratégia pedagógicas eficazes para a construção do conhecimento. O uso de jogos no ensino das diversas disciplinas tem o objetivo de fazer com que as crianças e os adolescentes despertem o interesse e gostem de aprender os diversos assuntos abordados nas aulas mudando a rotina tornando – as mais lúdicas e dinâmicas. A aprendizagem através dos jogos, como palavras cruzadas, amarelinha, jogo da memória e outros permite que o aluno veja a aprendizagem de forma contextualizada, ou seja, o conhecimento sendo aplicado na prática. Para que isso aconteça e necessário que o professor tenha um plano de ação onde os jogos sejam utilizados como facilitadores da aprendizagem e não como instrumento recreativo, devem ocupar um horário dentro do planejamento das aulas. A escolha do jogo não é de forma aleatória, deve-se escolher os que estimulam a resolução de problemas, principalmente quando o conteúdo a ser estudado for abstrato, difícil e desvinculado da pratica diária. Essas atividades práticas não devem ser muito fáceis e nem muito difíceis para não desmotivar os aprendizes, é importante também testar as atividades antes de adotar como estratégia de ensino.