Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PIBID-IFRN, UM ENCONTRO DE GERAÇÕES

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, ENCONTRO, PIBID, PROFISSÃO Pôster (PO) GT 01. Formação de professores
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48590
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 117
    "inscrito_id" => 1245
    "titulo" => "PIBID-IFRN, UM ENCONTRO DE GERAÇÕES"
    "resumo" => "No ano de 2017 participamos do Programa Institucional de bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte. O nosso núcleo de atuação foi a escola estadual Zila Mamede, localizada no Bairro Pajuçara na Cidade de Natal-RN e o público alvo os alunos do 1º, 2º e 3º do ensino médio. Participar do PIBID nos trouxe novas perspectivas no tocante ao ensino de línguas estrangeiras, nossa atuação envolvendo a utilização de metodologias inovadoras, maior exploração dos gêneros reflexivos em sala de aula e uma participação mais ativa dos alunos, bem como de nós na condição de bolsistas, nos revelou uma diferença da metodologia que ocorria no estágio supervisionado.  Portanto, os aspectos pedagógicos inerentes ao programa chamam a atenção pelo envolvimento de três gerações neste processo educativo que ao longo de pouco mais de 10 anos abril novos horizontes, e novas perspectivas para os cursos de licenciatura com melhor valorização da prática docente pelos alunos das licenciaturas e da educação básica. A busca por métodos mais eficientes, os diversos trabalhos apresentados em congressos e as formações continuadas promovidas pelas instituições envolvidas no programa trouxeram uma nova perspectiva para o ensino de um modo geral envolvendo a participação dos alunos e a utilização de tecnologias antes consideradas até como obstáculo, criando uma nova visão da profissão docente, com maior valorização das licenciaturas e estímulo à docência. Assim, o presente trabalho se justifica na importância da prática pedagógica do PIBID para a aquisição de saberes docentes pelos professores coordenadores, supervisores e bolsistas e na importância do programa para a valorização dos cursos de licenciatura e da profissão docente por parte dos alunos participantes do programa e da população em geral. O objetivo deste trabalho será demonstrar que o método didático do PIBID ao utilizar tecnologias cotidianas nas suas atividades educacionais, permitiu uma atuação mais ativa dos bolsistas e alunos da rede pública possibilitando uma educação mais inclusiva."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ENCONTRO, PIBID, PROFISSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA1_ID1245_31052018113017.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:33"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RIZZARDO RODERICO PESSOA QUEIROZ DE RODRIGUES GÓIS"
    "autor_nome_curto" => "RIZZARDO GÓIS"
    "autor_email" => "rizzardo21@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48590
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 117
    "inscrito_id" => 1245
    "titulo" => "PIBID-IFRN, UM ENCONTRO DE GERAÇÕES"
    "resumo" => "No ano de 2017 participamos do Programa Institucional de bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte. O nosso núcleo de atuação foi a escola estadual Zila Mamede, localizada no Bairro Pajuçara na Cidade de Natal-RN e o público alvo os alunos do 1º, 2º e 3º do ensino médio. Participar do PIBID nos trouxe novas perspectivas no tocante ao ensino de línguas estrangeiras, nossa atuação envolvendo a utilização de metodologias inovadoras, maior exploração dos gêneros reflexivos em sala de aula e uma participação mais ativa dos alunos, bem como de nós na condição de bolsistas, nos revelou uma diferença da metodologia que ocorria no estágio supervisionado.  Portanto, os aspectos pedagógicos inerentes ao programa chamam a atenção pelo envolvimento de três gerações neste processo educativo que ao longo de pouco mais de 10 anos abril novos horizontes, e novas perspectivas para os cursos de licenciatura com melhor valorização da prática docente pelos alunos das licenciaturas e da educação básica. A busca por métodos mais eficientes, os diversos trabalhos apresentados em congressos e as formações continuadas promovidas pelas instituições envolvidas no programa trouxeram uma nova perspectiva para o ensino de um modo geral envolvendo a participação dos alunos e a utilização de tecnologias antes consideradas até como obstáculo, criando uma nova visão da profissão docente, com maior valorização das licenciaturas e estímulo à docência. Assim, o presente trabalho se justifica na importância da prática pedagógica do PIBID para a aquisição de saberes docentes pelos professores coordenadores, supervisores e bolsistas e na importância do programa para a valorização dos cursos de licenciatura e da profissão docente por parte dos alunos participantes do programa e da população em geral. O objetivo deste trabalho será demonstrar que o método didático do PIBID ao utilizar tecnologias cotidianas nas suas atividades educacionais, permitiu uma atuação mais ativa dos bolsistas e alunos da rede pública possibilitando uma educação mais inclusiva."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ENCONTRO, PIBID, PROFISSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA1_ID1245_31052018113017.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:33"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RIZZARDO RODERICO PESSOA QUEIROZ DE RODRIGUES GÓIS"
    "autor_nome_curto" => "RIZZARDO GÓIS"
    "autor_email" => "rizzardo21@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

No ano de 2017 participamos do Programa Institucional de bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte. O nosso núcleo de atuação foi a escola estadual Zila Mamede, localizada no Bairro Pajuçara na Cidade de Natal-RN e o público alvo os alunos do 1º, 2º e 3º do ensino médio. Participar do PIBID nos trouxe novas perspectivas no tocante ao ensino de línguas estrangeiras, nossa atuação envolvendo a utilização de metodologias inovadoras, maior exploração dos gêneros reflexivos em sala de aula e uma participação mais ativa dos alunos, bem como de nós na condição de bolsistas, nos revelou uma diferença da metodologia que ocorria no estágio supervisionado. Portanto, os aspectos pedagógicos inerentes ao programa chamam a atenção pelo envolvimento de três gerações neste processo educativo que ao longo de pouco mais de 10 anos abril novos horizontes, e novas perspectivas para os cursos de licenciatura com melhor valorização da prática docente pelos alunos das licenciaturas e da educação básica. A busca por métodos mais eficientes, os diversos trabalhos apresentados em congressos e as formações continuadas promovidas pelas instituições envolvidas no programa trouxeram uma nova perspectiva para o ensino de um modo geral envolvendo a participação dos alunos e a utilização de tecnologias antes consideradas até como obstáculo, criando uma nova visão da profissão docente, com maior valorização das licenciaturas e estímulo à docência. Assim, o presente trabalho se justifica na importância da prática pedagógica do PIBID para a aquisição de saberes docentes pelos professores coordenadores, supervisores e bolsistas e na importância do programa para a valorização dos cursos de licenciatura e da profissão docente por parte dos alunos participantes do programa e da população em geral. O objetivo deste trabalho será demonstrar que o método didático do PIBID ao utilizar tecnologias cotidianas nas suas atividades educacionais, permitiu uma atuação mais ativa dos bolsistas e alunos da rede pública possibilitando uma educação mais inclusiva.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.