Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTERVENÇÕES COM CRIANÇAS UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: UMA CONTRIBUIÇÃO DA PSICOLOGIA SOCIAL COMUNITÁRIA DIANTE DAS COMUNIDADES

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO POPULAR, PSICOLOGIA SOCIAL COMUNITáRIA, CONTAçãO DE HISTóRIAS Comunicação Oral (CO) GT 05. Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este trabalho trata-se de um relato de experiência desenvolvido por alunos do curso de Psicologia da UNINASSAU – Campus Campina Grande/ Paraíba. Que compõe o grupo de estudos, pesquisa e extensão em psicologia social da saúde. Dessa forma, a extensão tem caráter social, tendo utilizado o referencial teórico da psicologia social comunitária, e proporcionado às crianças maior desenvolvimento frente à realidade em que estão inseridas. Em vista disso, a proposta de intervenção pautou-se em promover educação popular valorizando os conhecimentos e aptidões dos membros, contribuindo para que, em cada encontro, fossem desenvolvidas suas potencialidades no âmbito social, através de intervenções em grupos. Desse modo, as atividades foram realizadas no período de um semestre no Clube de Oficiais da Polícia Militar e Bombeiros, localizado no Bairro do Mutirão, na Cidade de Campina Grande – PB. Assim, este trabalho teve como objetivo conscientizar as crianças que frequentam o ambiente sobre questões que norteiam o dia a dia da população, contendo base da psicologia comunitária, promovendo educação popular, embasados nos conhecimentos e nas experiências que os indivíduos carregavam, praticando atividades que explorassem seus conhecimentos e suas habilidades através de dinâmicas e do lúdico, como por exemplo, a criação de fantoches e contação de histórias. Sendo assim, foram realizados cinco encontros, onde foi possível aplicar estratégias de intervenções de forma eficaz e positiva, trazendo benéficos aos desfrutadores do projeto. No final, foi concluído que as intervenções contribuíram de forma construtiva para uma maior interação dos membros, colaborando para o desenvolvimento de trabalhos em equipes, proporcionando estratégias para que o sujeito envolvido tenha posturas críticas diante da sua realidade.

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