Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONCEPÇÃO PRÉVIA DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE OS CONCEITOS DE VENTILAÇÃO PULMONAR E RESPIRAÇÃO CELULAR

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, FISIOLOGIA INTEGRATIVA, RESPIRAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 16. Ensino de Ciências
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46739
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4816
    "inscrito_id" => 6738
    "titulo" => """
      CONCEPÇÃO PRÉVIA DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO \r\n
      SOBRE OS CONCEITOS DE VENTILAÇÃO PULMONAR E \r\n
      RESPIRAÇÃO CELULAR
      """
    "resumo" => """
      Tendo em vista as contribuições de pesquisas anteriores e a alta confusão ocorrida por \r\n
      parte dos alunos, este objetiva na avaliação das concepções prévias dos alunos de uma escola d ensino \r\n
      médio sobre os conceitos de respiração celular e ventilação pulmonar, sendo este último também \r\n
      chamado de respiração pulmonar. Sendo uma abordagem qualitativa e baseada na teoria da \r\n
      aprendizagem significativa de Ausubel, onde foi aplicado um questionário para coleta de dados. De \r\n
      um modo geral, foi perceptível que a maioria das respostas coletadas permitiu que a ideia vitalista da \r\n
      respiração ainda permanece por boa parte dos estudantes, bem como foi observado que não existe \r\n
      apenas uma confusão entre os termos, mas também a falta de compreensão entre os dois processos de \r\n
      forma integrada, causado principalmente pela não correlação realizada por boa parte dos professores \r\n
      no momento de abordar cada conceito.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, FISIOLOGIA INTEGRATIVA, RESPIRAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID6738_18092018154523.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSIVAN BARBOSA DE FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "JOSIVAN"
    "autor_email" => "jbfarias22.jb@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPE/CAV"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46739
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4816
    "inscrito_id" => 6738
    "titulo" => """
      CONCEPÇÃO PRÉVIA DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO \r\n
      SOBRE OS CONCEITOS DE VENTILAÇÃO PULMONAR E \r\n
      RESPIRAÇÃO CELULAR
      """
    "resumo" => """
      Tendo em vista as contribuições de pesquisas anteriores e a alta confusão ocorrida por \r\n
      parte dos alunos, este objetiva na avaliação das concepções prévias dos alunos de uma escola d ensino \r\n
      médio sobre os conceitos de respiração celular e ventilação pulmonar, sendo este último também \r\n
      chamado de respiração pulmonar. Sendo uma abordagem qualitativa e baseada na teoria da \r\n
      aprendizagem significativa de Ausubel, onde foi aplicado um questionário para coleta de dados. De \r\n
      um modo geral, foi perceptível que a maioria das respostas coletadas permitiu que a ideia vitalista da \r\n
      respiração ainda permanece por boa parte dos estudantes, bem como foi observado que não existe \r\n
      apenas uma confusão entre os termos, mas também a falta de compreensão entre os dois processos de \r\n
      forma integrada, causado principalmente pela não correlação realizada por boa parte dos professores \r\n
      no momento de abordar cada conceito.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, FISIOLOGIA INTEGRATIVA, RESPIRAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID6738_18092018154523.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSIVAN BARBOSA DE FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "JOSIVAN"
    "autor_email" => "jbfarias22.jb@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPE/CAV"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Tendo em vista as contribuições de pesquisas anteriores e a alta confusão ocorrida por parte dos alunos, este objetiva na avaliação das concepções prévias dos alunos de uma escola d ensino médio sobre os conceitos de respiração celular e ventilação pulmonar, sendo este último também chamado de respiração pulmonar. Sendo uma abordagem qualitativa e baseada na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, onde foi aplicado um questionário para coleta de dados. De um modo geral, foi perceptível que a maioria das respostas coletadas permitiu que a ideia vitalista da respiração ainda permanece por boa parte dos estudantes, bem como foi observado que não existe apenas uma confusão entre os termos, mas também a falta de compreensão entre os dois processos de forma integrada, causado principalmente pela não correlação realizada por boa parte dos professores no momento de abordar cada conceito.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.