O desafio no processo ensino aprendizagem exige dos profissionais envolvidos no sistema educacional uma postura mais pujante, que possa cumulativamente atacar os problemas por categorias e setores estratégicos. Sabe-se que os caminhos para uma sociedade mais capaz passa pela educação recebida e vivenciada, a construção dela. Porém, ficar somente na critica vazia e sem atitude, só contribui para sucumbir o processo e o conduzir ao caos instaurado. Em vista desta situação problema, muitos profissionais buscam romper com essa monotonia e passam a experimentar meios diversos que suscitem transformações, embasados na dinâmica incorporadora que aborda as tendências inclusivas que posicionem os estudantes no centro do problema. No IEA, na disciplina Química, tem-se buscado fazer essa integração entre o uso da tecnologia, das metodologias ativas, das analogias e dos mais variados meios que permitam desatrelar os rompantes do mau uso das tecnologias que deprimem o papel do aluno diante do desafio nas disciplinas exatas. Para este trabalho se permite socializar a utilização de algumas das praticas dinâmicas aplicadas a alunos do Ensino Médio, testando e avaliando o alcance de tais mecanismos, para aprimorar novas comandas e diretrizes para que o ensino ganhe uma dimensão mais apropriada. Dentre as práticas experimentadas no trabalho destaca-se uso da construção do portfólio escolar e a dinâmica construtiva de vídeos, uso de simuladores digitais, estilo jogos didáticos e mapas conceituais. A resposta diante da aplicação dessas e mais metodologias exprimem mudanças significativas no processo do ensino de Química, agregando condições constritivas para gerar novas tomadas de atitudes.