Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERSPECTIVAS INOVADORAS NO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM EM QUÍMICA NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO AMAZONAS - IEA, NA CIDADE DE MANAUS - AM.

Palavra-chaves: PORTFÓLIO, SIMULADORES, TECNOLOGIAS, MAPAS CONCEITUAIS Comunicação Oral (CO) GT 19. Tecnologias e Educação
"2018-10-17 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48580
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 748
    "inscrito_id" => 6099
    "titulo" => "PERSPECTIVAS INOVADORAS NO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM EM QUÍMICA NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO AMAZONAS - IEA, NA CIDADE DE MANAUS - AM."
    "resumo" => "O desafio no processo ensino aprendizagem exige dos profissionais envolvidos no sistema educacional uma postura mais pujante, que possa cumulativamente atacar os problemas por categorias e setores estratégicos. Sabe-se que os caminhos para uma sociedade mais capaz passa pela educação recebida e vivenciada, a construção dela. Porém, ficar somente na critica vazia e sem atitude, só contribui para sucumbir o processo e o conduzir ao caos instaurado.  Em vista desta situação problema, muitos profissionais buscam romper com essa monotonia e passam a experimentar meios diversos que suscitem transformações, embasados na dinâmica incorporadora que aborda as tendências inclusivas que posicionem os estudantes no centro do problema. No IEA, na disciplina Química, tem-se buscado fazer essa integração entre o uso da tecnologia, das metodologias ativas, das analogias e dos mais variados meios que permitam desatrelar os rompantes do mau uso das tecnologias que deprimem o papel do aluno diante do desafio nas disciplinas exatas. Para este trabalho se permite socializar a utilização de algumas das praticas dinâmicas aplicadas a alunos do Ensino Médio, testando e avaliando o alcance de tais mecanismos, para aprimorar novas comandas e diretrizes para que o ensino ganhe uma dimensão mais apropriada. Dentre as práticas experimentadas no trabalho destaca-se uso da construção do portfólio escolar e a dinâmica construtiva de vídeos, uso de simuladores digitais, estilo jogos didáticos e mapas conceituais. A resposta diante da aplicação dessas e mais metodologias exprimem mudanças significativas no processo do ensino de Química, agregando condições constritivas para gerar novas tomadas de atitudes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "PORTFÓLIO, SIMULADORES, TECNOLOGIAS, MAPAS CONCEITUAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID6099_20082018152427.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:33"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUDENOR DE SOUZA PIEDADE"
    "autor_nome_curto" => "CLAUDENOR"
    "autor_email" => "claudenor.piedade@seducam"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48580
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 748
    "inscrito_id" => 6099
    "titulo" => "PERSPECTIVAS INOVADORAS NO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM EM QUÍMICA NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO AMAZONAS - IEA, NA CIDADE DE MANAUS - AM."
    "resumo" => "O desafio no processo ensino aprendizagem exige dos profissionais envolvidos no sistema educacional uma postura mais pujante, que possa cumulativamente atacar os problemas por categorias e setores estratégicos. Sabe-se que os caminhos para uma sociedade mais capaz passa pela educação recebida e vivenciada, a construção dela. Porém, ficar somente na critica vazia e sem atitude, só contribui para sucumbir o processo e o conduzir ao caos instaurado.  Em vista desta situação problema, muitos profissionais buscam romper com essa monotonia e passam a experimentar meios diversos que suscitem transformações, embasados na dinâmica incorporadora que aborda as tendências inclusivas que posicionem os estudantes no centro do problema. No IEA, na disciplina Química, tem-se buscado fazer essa integração entre o uso da tecnologia, das metodologias ativas, das analogias e dos mais variados meios que permitam desatrelar os rompantes do mau uso das tecnologias que deprimem o papel do aluno diante do desafio nas disciplinas exatas. Para este trabalho se permite socializar a utilização de algumas das praticas dinâmicas aplicadas a alunos do Ensino Médio, testando e avaliando o alcance de tais mecanismos, para aprimorar novas comandas e diretrizes para que o ensino ganhe uma dimensão mais apropriada. Dentre as práticas experimentadas no trabalho destaca-se uso da construção do portfólio escolar e a dinâmica construtiva de vídeos, uso de simuladores digitais, estilo jogos didáticos e mapas conceituais. A resposta diante da aplicação dessas e mais metodologias exprimem mudanças significativas no processo do ensino de Química, agregando condições constritivas para gerar novas tomadas de atitudes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "PORTFÓLIO, SIMULADORES, TECNOLOGIAS, MAPAS CONCEITUAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID6099_20082018152427.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:33"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUDENOR DE SOUZA PIEDADE"
    "autor_nome_curto" => "CLAUDENOR"
    "autor_email" => "claudenor.piedade@seducam"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O desafio no processo ensino aprendizagem exige dos profissionais envolvidos no sistema educacional uma postura mais pujante, que possa cumulativamente atacar os problemas por categorias e setores estratégicos. Sabe-se que os caminhos para uma sociedade mais capaz passa pela educação recebida e vivenciada, a construção dela. Porém, ficar somente na critica vazia e sem atitude, só contribui para sucumbir o processo e o conduzir ao caos instaurado. Em vista desta situação problema, muitos profissionais buscam romper com essa monotonia e passam a experimentar meios diversos que suscitem transformações, embasados na dinâmica incorporadora que aborda as tendências inclusivas que posicionem os estudantes no centro do problema. No IEA, na disciplina Química, tem-se buscado fazer essa integração entre o uso da tecnologia, das metodologias ativas, das analogias e dos mais variados meios que permitam desatrelar os rompantes do mau uso das tecnologias que deprimem o papel do aluno diante do desafio nas disciplinas exatas. Para este trabalho se permite socializar a utilização de algumas das praticas dinâmicas aplicadas a alunos do Ensino Médio, testando e avaliando o alcance de tais mecanismos, para aprimorar novas comandas e diretrizes para que o ensino ganhe uma dimensão mais apropriada. Dentre as práticas experimentadas no trabalho destaca-se uso da construção do portfólio escolar e a dinâmica construtiva de vídeos, uso de simuladores digitais, estilo jogos didáticos e mapas conceituais. A resposta diante da aplicação dessas e mais metodologias exprimem mudanças significativas no processo do ensino de Química, agregando condições constritivas para gerar novas tomadas de atitudes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.