PERSPECTIVAS INOVADORAS NO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM EM QUÍMICA NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO AMAZONAS - IEA, NA CIDADE DE MANAUS - AM.
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48580 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 748 "inscrito_id" => 6099 "titulo" => "PERSPECTIVAS INOVADORAS NO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM EM QUÍMICA NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO AMAZONAS - IEA, NA CIDADE DE MANAUS - AM." "resumo" => "O desafio no processo ensino aprendizagem exige dos profissionais envolvidos no sistema educacional uma postura mais pujante, que possa cumulativamente atacar os problemas por categorias e setores estratégicos. Sabe-se que os caminhos para uma sociedade mais capaz passa pela educação recebida e vivenciada, a construção dela. Porém, ficar somente na critica vazia e sem atitude, só contribui para sucumbir o processo e o conduzir ao caos instaurado. Em vista desta situação problema, muitos profissionais buscam romper com essa monotonia e passam a experimentar meios diversos que suscitem transformações, embasados na dinâmica incorporadora que aborda as tendências inclusivas que posicionem os estudantes no centro do problema. No IEA, na disciplina Química, tem-se buscado fazer essa integração entre o uso da tecnologia, das metodologias ativas, das analogias e dos mais variados meios que permitam desatrelar os rompantes do mau uso das tecnologias que deprimem o papel do aluno diante do desafio nas disciplinas exatas. Para este trabalho se permite socializar a utilização de algumas das praticas dinâmicas aplicadas a alunos do Ensino Médio, testando e avaliando o alcance de tais mecanismos, para aprimorar novas comandas e diretrizes para que o ensino ganhe uma dimensão mais apropriada. Dentre as práticas experimentadas no trabalho destaca-se uso da construção do portfólio escolar e a dinâmica construtiva de vídeos, uso de simuladores digitais, estilo jogos didáticos e mapas conceituais. A resposta diante da aplicação dessas e mais metodologias exprimem mudanças significativas no processo do ensino de Química, agregando condições constritivas para gerar novas tomadas de atitudes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "PORTFÓLIO, SIMULADORES, TECNOLOGIAS, MAPAS CONCEITUAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID6099_20082018152427.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:33" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDENOR DE SOUZA PIEDADE" "autor_nome_curto" => "CLAUDENOR" "autor_email" => "claudenor.piedade@seducam" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48580 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 748 "inscrito_id" => 6099 "titulo" => "PERSPECTIVAS INOVADORAS NO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM EM QUÍMICA NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO AMAZONAS - IEA, NA CIDADE DE MANAUS - AM." "resumo" => "O desafio no processo ensino aprendizagem exige dos profissionais envolvidos no sistema educacional uma postura mais pujante, que possa cumulativamente atacar os problemas por categorias e setores estratégicos. Sabe-se que os caminhos para uma sociedade mais capaz passa pela educação recebida e vivenciada, a construção dela. Porém, ficar somente na critica vazia e sem atitude, só contribui para sucumbir o processo e o conduzir ao caos instaurado. Em vista desta situação problema, muitos profissionais buscam romper com essa monotonia e passam a experimentar meios diversos que suscitem transformações, embasados na dinâmica incorporadora que aborda as tendências inclusivas que posicionem os estudantes no centro do problema. No IEA, na disciplina Química, tem-se buscado fazer essa integração entre o uso da tecnologia, das metodologias ativas, das analogias e dos mais variados meios que permitam desatrelar os rompantes do mau uso das tecnologias que deprimem o papel do aluno diante do desafio nas disciplinas exatas. Para este trabalho se permite socializar a utilização de algumas das praticas dinâmicas aplicadas a alunos do Ensino Médio, testando e avaliando o alcance de tais mecanismos, para aprimorar novas comandas e diretrizes para que o ensino ganhe uma dimensão mais apropriada. Dentre as práticas experimentadas no trabalho destaca-se uso da construção do portfólio escolar e a dinâmica construtiva de vídeos, uso de simuladores digitais, estilo jogos didáticos e mapas conceituais. A resposta diante da aplicação dessas e mais metodologias exprimem mudanças significativas no processo do ensino de Química, agregando condições constritivas para gerar novas tomadas de atitudes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "PORTFÓLIO, SIMULADORES, TECNOLOGIAS, MAPAS CONCEITUAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID6099_20082018152427.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:33" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDENOR DE SOUZA PIEDADE" "autor_nome_curto" => "CLAUDENOR" "autor_email" => "claudenor.piedade@seducam" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }