Parte-se da visão que as escolas necessitam de melhor adequação para que as pessoas com deficiência, isto é, precisam fornecer um ensino que o educador e intérprete da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) viabilizem uma prática dos conteúdos, discussões, metodologia e planejamento. No ambiente educacional formativo e particular dos educandos surdos, permitindo ativamente no processo da construção do saber.
Para tanto foi utilizado uma pesquisa bibliográfica, para embasar sobre a pessoa surda, quais as características que a surdez possui. Os alunos com surdez enfrentam diversas dificuldades não só no âmbito social, mas também no âmbito educacional, referentes à construção do conhecimento em sala de aula regular. No entanto, este mostra-se capaz de interagir e aprender nestes âmbitos com o auxílio de professores e interpretes.
A inclusão de alunos com surdez em escolas de ensino regular requer técnicas para minimizar as dificuldades destes na sala de aula. Uma forma para minimizar é o professor utilizar a Língua de Sinais, e apoiar-se também no intérprete. Sendo assim, a escola necessita de ambientes educacionais que estimulem e desafiem o aluno com surdez a superar os obstáculos. Neste estudo foram apontadas algumas dificuldades que estes alunos enfrentam diariamente para superar os obstáculos que lhes são apresentados, como também algumas práticas que podem ser utilizadas pelos professores e intérprete.
O presente estudo teve como objetivo investigar como acontece a comunicação do aluno surdo no ensino regular, sua interação com os professores regulares e os intérpretes de LIBRAS. A coleta de dados foi por meio de entrevistas realizadas com os alunos surdos com o auxílio da intérprete.