Uma nova cultura de valorização das diferenças vem sendo criada a partir de leis que instituem e incentivam a educação especial nas escolas. Nesse sentido, inúmeras são as conquistas, como a oferta de atendimento educacional especializado, acessibilidade, materiais adequados e a presença do profissional de apoio escolar. Este último vem ganhando destaque nesse cenário de inclusão, apesar da indefinição do perfil e funções atribuídas a eles. O presente trabalho versa sobre a atuação do profissional de apoio escolar no acompanhamento de alunos incluídos no ensino médio do colégio Pedro II, campus Duque de Caxias, a identificação de propostas de intervenção pedagógica que atendam esses alunos, bem como a avaliação dos impactos gerados pelo profissional no desempenho acadêmico e social dos discentes. O colégio Pedro II, campus Duque de Caxias apresenta dois alunos com deficiências múltiplas que são acompanhados pelo profissional de apoio escolar. No ensino médio, este profissional promove a mediação do que é ensinado em sala, montando estratégias que propiciem o desenvolvimento significativo do aluno, além de favorecer a relação professor e colegas de classe. Este profissional também realiza abordagens com os profissionais do colégio e com a família, para que esta participe de sua aprendizagem. Pode-se observar que o profissional de apoio escolar aparece como uma figura importante na aprendizagem de alunos com deficiência no colégio Pedro II, campus Duque de Caxias. O trabalho realizado por esses profissionais vem garantindo o acesso, a participação, a aprendizagem e a socialização dos alunos acompanhados, independente de suas singularidades.