O presente artigo se propõe a analisar as práticas escolares dos professores de História em um Centro de Ensino Experimental adeso ao programa PROCENTRO, que serviu de base para a implantação das Escolas de Referencia do Ensino Médio (EREMs). O modelo adotado nos parece seguir a tendência tecnicista que privilegia a técnica de ensino/aprendizagem em detrimento aos conteúdos (AZEVEDO, 2013). O campus de análise, na época da pesquisa, passava por uma transformação ideológico-pragmática e didático-pedagógica. A ideologia da instituição privada parceira do governo estadual segue um viés empresarial em relação ao sucesso escolar. No seu entender o sucesso e o fracasso escolar devem ser traduzidos em números sendo o referencial a quantidade de alunos aprovados nos vestibulares. Os professores que, até de 2005, adotavam práticas educativas que buscavam a formação de cidadãos críticos e capazes de buscar o conhecimento por si mesmo , agora são fortemente orientados a adotarem práticas pedagógicas mais pragmáticas e propedêuticas, ou seja, voltadas ao vestibular das universidades federais, da estadual e preparação para o mercado de trabalho (CUNHA, 2013).