Este presente artigo tem o objetivo de realizar uma reflexão dos possíveis desafios
vividos no dia a dia pelos mediadores escolares e da realização de uma análise da
extrema importância desse profissional, no processo de ensino-aprendizagem e na
contribuição para inclusão social/educacional dos estudantes com Transtorno de
Espectro Autista (TEA). Nos baseamos em autores como GOMES (2014) e
ASSUMPÇAO (2015). A abordagem da pesquisa maior foi qualitativa, com
observação nas estratégias didáticas utilizadas nesses alunos (TEA). Tendo como um
dos instrumentos a aplicação de um questionário, com os mediadores escolares além de
análise documental. Apesar de haver grande dedicação da escola para incluir os alunos
de forma produtiva e adequada. Percebermos inúmeros limites e dificuldades para o
melhor desempenho do trabalho realizado com esses alunos. Muito se discute sobre
mediação escolar, mas, ao procurar embasamento teórico, percebe-se uma escassez de
bibliografia para nortear a intervenção precoce é fundamental, desse profissional que faz
parte da equipe de abordagem multidisciplinar para melhores possibilidades de
resultados mais efetivos dos estudantes.