PLANEJAMENTO FEITO PARA E COM AS CRIANÇAS: UM ESTUDO DE CASO NO SERTÃO ALAGOANO
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48601 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 940 "inscrito_id" => 2041 "titulo" => "PLANEJAMENTO FEITO PARA E COM AS CRIANÇAS: UM ESTUDO DE CASO NO SERTÃO ALAGOANO" "resumo" => "O presente artigo deriva da pesquisa realizada no trabalho de conclusão do curso de Pedagogia na Universidade Federal de Alagoas, denominada “A criança como protagonista na educação infantil: um olhar sobre as práticas pedagógicas em Delmiro Gouveia-AL”. Cujo objetivo é analisar qual o espaço que as falas e ações da criança ocupam no cotidiano de uma Escola Municipal de Educação Infantil. Por conseguinte, buscamos identificar as concepções de criança e educação infantil das professoras, verificar se as professoras registram as falas e ações das crianças, e se os planejamentos as contemplam. Deste modo, ocorreu a observação do meio, a observação do planejamento didático, o questionário aberto para entrevista com as professoras, registrando por meio de fotografias e do diário de campo. De forma qualitativa, analisadas e interpretadas de acordo com o contexto dos participantes, dentre os segmentos de análise aqui apresentaremos “A inserção das falas e das ações das crianças no planejamento e nos registros”. Neste sentido, as apreciações revelam que a professora possui pouca compreensão em relação aos conceitos de criança, de infância e educação infantil. Também constatamos que a professora não faz o registro escrito das falas e ações das crianças. Entretanto, por meio da escuta aguçada e do olhar observador da docente as linguagens infantis foram percebidas e consideradas na elaboração de planejamentos com enfoque emergente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09. Educação Infantil" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, PLANEJAMENTO, PARTICIPAÇÃO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA9_ID2041_27082018112759.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:33" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETÍCIA CAMPOS DE LIMA" "autor_nome_curto" => "LETÍCIA" "autor_email" => "leticiaacamposs@hotmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48601 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 940 "inscrito_id" => 2041 "titulo" => "PLANEJAMENTO FEITO PARA E COM AS CRIANÇAS: UM ESTUDO DE CASO NO SERTÃO ALAGOANO" "resumo" => "O presente artigo deriva da pesquisa realizada no trabalho de conclusão do curso de Pedagogia na Universidade Federal de Alagoas, denominada “A criança como protagonista na educação infantil: um olhar sobre as práticas pedagógicas em Delmiro Gouveia-AL”. Cujo objetivo é analisar qual o espaço que as falas e ações da criança ocupam no cotidiano de uma Escola Municipal de Educação Infantil. Por conseguinte, buscamos identificar as concepções de criança e educação infantil das professoras, verificar se as professoras registram as falas e ações das crianças, e se os planejamentos as contemplam. Deste modo, ocorreu a observação do meio, a observação do planejamento didático, o questionário aberto para entrevista com as professoras, registrando por meio de fotografias e do diário de campo. De forma qualitativa, analisadas e interpretadas de acordo com o contexto dos participantes, dentre os segmentos de análise aqui apresentaremos “A inserção das falas e das ações das crianças no planejamento e nos registros”. Neste sentido, as apreciações revelam que a professora possui pouca compreensão em relação aos conceitos de criança, de infância e educação infantil. Também constatamos que a professora não faz o registro escrito das falas e ações das crianças. Entretanto, por meio da escuta aguçada e do olhar observador da docente as linguagens infantis foram percebidas e consideradas na elaboração de planejamentos com enfoque emergente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09. Educação Infantil" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, PLANEJAMENTO, PARTICIPAÇÃO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA9_ID2041_27082018112759.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:33" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETÍCIA CAMPOS DE LIMA" "autor_nome_curto" => "LETÍCIA" "autor_email" => "leticiaacamposs@hotmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }