O presente artigo deriva da pesquisa realizada no trabalho de conclusão do curso de Pedagogia na Universidade Federal de Alagoas, denominada “A criança como protagonista na educação infantil: um olhar sobre as práticas pedagógicas em Delmiro Gouveia-AL”. Cujo objetivo é analisar qual o espaço que as falas e ações da criança ocupam no cotidiano de uma Escola Municipal de Educação Infantil. Por conseguinte, buscamos identificar as concepções de criança e educação infantil das professoras, verificar se as professoras registram as falas e ações das crianças, e se os planejamentos as contemplam. Deste modo, ocorreu a observação do meio, a observação do planejamento didático, o questionário aberto para entrevista com as professoras, registrando por meio de fotografias e do diário de campo. De forma qualitativa, analisadas e interpretadas de acordo com o contexto dos participantes, dentre os segmentos de análise aqui apresentaremos “A inserção das falas e das ações das crianças no planejamento e nos registros”. Neste sentido, as apreciações revelam que a professora possui pouca compreensão em relação aos conceitos de criança, de infância e educação infantil. Também constatamos que a professora não faz o registro escrito das falas e ações das crianças. Entretanto, por meio da escuta aguçada e do olhar observador da docente as linguagens infantis foram percebidas e consideradas na elaboração de planejamentos com enfoque emergente.