Resumo: Esta pesquisa se propõe a discutir o enfraquecimento do perfil docente, da escola básica estadual, como causa da ausência de participação dele em seu movimento de classe. A sustentação teórica por Alarcão e Canha; Zygmunt Bauman; Lucy Costa; Olgaíses Maués et all; Deleuze e Garatarri; Claude Dubar; Gouveia e Ferraz; Vagna Lima; Richard Sennett; Tardif e Lissard; Minayo e Guerriero; Antonio Nóvoa; Bárbara Ramaccotti; Teodoro e Lara; Teixeira e Schiites; José Ramalho; cotejará o educador desterritorializado, em crise identitária, sem empoderamento social, frente as novas demandas trazidas pela sociedade do conhecimento, além disso, desvinculado de uma militância. Método qualitativo de pesquisa, com análise de entrevista semiestruturada, possibilitou conhecer a fragilidade docente em meio os processos estressantes pelo afastamento da luta social e representativa. Resultados: É imperativo que o docente da escola básica se una, independente das circunstâncias atuais e resgate os valores de militância, com parte de autoestima; reconstrua a identidade sindical e profissional, como empoderamento de uma classe.