O presente artigo trata do uso de recursos cinematográficos - filmes - para o ensino da ciência e produção
do conhecimento. Tem como objetivo descrever e refletir sobre a história narrada no filme entendendoa
como recurso para a reflexão e compreensão de temáticas sociais e para a produção do conhecimento.
Justificamos esse trabalho destacando a sua relevância dentro das abordagens propostas pela disciplina
Ciência e Produção do Conhecimento em Educação, bem como pelo seu potencial enquanto recurso
didático para abordar as diversas temáticas e a partir disso encaminhar a construção do conhecimento.
A metodologia utilizada na elaboração desse artigo foi a pesquisa cinematográfica com abordagem
qualitativa. Buscamos embasamento teórico nas concepções de Andrey (2012), Demo (2014), Lehfeld
(2007) e Santos (2010). Como principais resultados destacamos a importância da atitude investigativa,
determinação, motivação e persistência do pesquisador no processo de construção do conhecimento.
Destacamos ainda que o conhecimento é um direito de todos, sem discriminações e preconceitos. Por
fim, destacamos a necessidade do rigor científico na construção do conhecimento, a importância da
publicação do conhecimento científico, e a Matemática enquanto ciência exata como portadora de uma
fascinante beleza a cativar o espírito investigativo e científico de muitos estudiosos.
Palavras-chave: Ciência, Produção do conhecimento, Matemática.