Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ABORDAGENS CIENTÍFICAS NO CINEMA COMO RECURSO PARAO ENSINO DA CIÊNCIA E SUA PRODUÇÃO

Palavra-chaves: CIÊNCIA, PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO, MATEMÁTICA Comunicação Oral (CO) GT 17. Ensino e suas interseções
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46215
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2043
    "inscrito_id" => 9276
    "titulo" => "ABORDAGENS CIENTÍFICAS NO CINEMA COMO RECURSO PARAO ENSINO DA CIÊNCIA E SUA PRODUÇÃO"
    "resumo" => """
      O presente artigo trata do uso de recursos cinematográficos - filmes - para o ensino da ciência e produção\r\n
      do conhecimento. Tem como objetivo descrever e refletir sobre a história narrada no filme entendendoa\r\n
      como recurso para a reflexão e compreensão de temáticas sociais e para a produção do conhecimento.\r\n
      Justificamos esse trabalho destacando a sua relevância dentro das abordagens propostas pela disciplina\r\n
      Ciência e Produção do Conhecimento em Educação, bem como pelo seu potencial enquanto recurso\r\n
      didático para abordar as diversas temáticas e a partir disso encaminhar a construção do conhecimento.\r\n
      A metodologia utilizada na elaboração desse artigo foi a pesquisa cinematográfica com abordagem\r\n
      qualitativa. Buscamos embasamento teórico nas concepções de Andrey (2012), Demo (2014), Lehfeld\r\n
      (2007) e Santos (2010). Como principais resultados destacamos a importância da atitude investigativa,\r\n
      determinação, motivação e persistência do pesquisador no processo de construção do conhecimento.\r\n
      Destacamos ainda que o conhecimento é um direito de todos, sem discriminações e preconceitos. Por\r\n
      fim, destacamos a necessidade do rigor científico na construção do conhecimento, a importância da\r\n
      publicação do conhecimento científico, e a Matemática enquanto ciência exata como portadora de uma\r\n
      fascinante beleza a cativar o espírito investigativo e científico de muitos estudiosos.\r\n
      Palavras-chave: Ciência, Produção do conhecimento, Matemática.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17. Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "CIÊNCIA, PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO, MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA17_ID9276_09092018175603.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIZEU COSTACURTA BENACHIO"
    "autor_nome_curto" => "ELIZEU"
    "autor_email" => "elizeubenachio@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46215
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2043
    "inscrito_id" => 9276
    "titulo" => "ABORDAGENS CIENTÍFICAS NO CINEMA COMO RECURSO PARAO ENSINO DA CIÊNCIA E SUA PRODUÇÃO"
    "resumo" => """
      O presente artigo trata do uso de recursos cinematográficos - filmes - para o ensino da ciência e produção\r\n
      do conhecimento. Tem como objetivo descrever e refletir sobre a história narrada no filme entendendoa\r\n
      como recurso para a reflexão e compreensão de temáticas sociais e para a produção do conhecimento.\r\n
      Justificamos esse trabalho destacando a sua relevância dentro das abordagens propostas pela disciplina\r\n
      Ciência e Produção do Conhecimento em Educação, bem como pelo seu potencial enquanto recurso\r\n
      didático para abordar as diversas temáticas e a partir disso encaminhar a construção do conhecimento.\r\n
      A metodologia utilizada na elaboração desse artigo foi a pesquisa cinematográfica com abordagem\r\n
      qualitativa. Buscamos embasamento teórico nas concepções de Andrey (2012), Demo (2014), Lehfeld\r\n
      (2007) e Santos (2010). Como principais resultados destacamos a importância da atitude investigativa,\r\n
      determinação, motivação e persistência do pesquisador no processo de construção do conhecimento.\r\n
      Destacamos ainda que o conhecimento é um direito de todos, sem discriminações e preconceitos. Por\r\n
      fim, destacamos a necessidade do rigor científico na construção do conhecimento, a importância da\r\n
      publicação do conhecimento científico, e a Matemática enquanto ciência exata como portadora de uma\r\n
      fascinante beleza a cativar o espírito investigativo e científico de muitos estudiosos.\r\n
      Palavras-chave: Ciência, Produção do conhecimento, Matemática.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17. Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "CIÊNCIA, PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO, MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA17_ID9276_09092018175603.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIZEU COSTACURTA BENACHIO"
    "autor_nome_curto" => "ELIZEU"
    "autor_email" => "elizeubenachio@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente artigo trata do uso de recursos cinematográficos - filmes - para o ensino da ciência e produção do conhecimento. Tem como objetivo descrever e refletir sobre a história narrada no filme entendendoa como recurso para a reflexão e compreensão de temáticas sociais e para a produção do conhecimento. Justificamos esse trabalho destacando a sua relevância dentro das abordagens propostas pela disciplina Ciência e Produção do Conhecimento em Educação, bem como pelo seu potencial enquanto recurso didático para abordar as diversas temáticas e a partir disso encaminhar a construção do conhecimento. A metodologia utilizada na elaboração desse artigo foi a pesquisa cinematográfica com abordagem qualitativa. Buscamos embasamento teórico nas concepções de Andrey (2012), Demo (2014), Lehfeld (2007) e Santos (2010). Como principais resultados destacamos a importância da atitude investigativa, determinação, motivação e persistência do pesquisador no processo de construção do conhecimento. Destacamos ainda que o conhecimento é um direito de todos, sem discriminações e preconceitos. Por fim, destacamos a necessidade do rigor científico na construção do conhecimento, a importância da publicação do conhecimento científico, e a Matemática enquanto ciência exata como portadora de uma fascinante beleza a cativar o espírito investigativo e científico de muitos estudiosos. Palavras-chave: Ciência, Produção do conhecimento, Matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.