A educação necessita incorporar perspectivas mais críticas e contextualizadas promovendo uma formação cidadã. Para isso é fundamental que o docente conheça e utilize a realidade na qual os estudantes estão inseridos nas suas estratégias didáticas. Com esse objetivo buscou-se analisar a percepção dos professores do componente curricular Ciências no ensino fundamental II a respeito de uma lagoa situada no município que lecionam e de que forma os mesmos a incorporariam em suas aulas. Foram aplicados questionários semi-estruturados aos docentes de diversas instituições municipais de ensino fundamental dessa localidade. Foram entrevistados 19 professores de Ciências da rede Municipal de Jaboatão dos Guararapes, os quais 79% são efetivos e 42% lecionam em mais de uma escola. A maioria deles (63%) desconhece a Lagoa Olho d’Água, a maior lagoa de restinga em área urbana do Brasil, mas acredita que ela poderia receber incursões, embora a realização dessas não seja viabilizada pela secretaria de educação de seu Município. Apenas 26% dos entrevistados realizaram incursões com suas turmas. Dentre os conteúdos sugeridos predominaram: água (poluição, tratamento, saneamento, hidrosfera, doenças e ciclos biogeoquímicos); seres vivos (diversidade, fauna, flora, microbiologia e verminoses); ecologia (ecossistemas e cadeia alimentar); saúde (contaminação de alimentos e qualidade de vida); Química (elementos químicos, substâncias, funções químicas e equilíbrio químico). Os professores pontuaram que a temática contribuiria para a sensibilização associada a conservação ambiental e para promover a interdisciplinaridade (63%). Os professores destacaram ainda a questão da contextualização (68%), mudanças atitudinais (37%) e a formação da identidade (26%).