Neste artigo, apresentamos os resultados de uma pesquisa realizada ao longo do primeiro semestre letivo de 2018, que teve por objetivo geral compreender como as habilidades socioemocionais podem ser desenvolvidas por meio das vivências da Psicomotricidade Relacional. Mais especificamente: apresentar possíveis contribuições da Psicomotricidade Relacional para a educação e identificar quais habilidades socioemocionais podem ser potencializadas por meio da psicomotricidade relacional. Realizamos uma pesquisa-ação participante, de abordagem qualitativa, com 13 turmas e 26 grupos de 4 a 9 crianças, de 2 a 6 anos de idade, de uma escola particular de educação infantil situada na região metropolitana do Recife. As nossas observações nos levaram a concluir que a Psicomotricidade Relacional pode ser potencializada pelo desenvolvimento de habilidades socioemocionais uma vez que possibilita à criança identificar quando e o que a deixou emocionada como também orientá-la a se tornar mais consciente das conseqüências das suas ações, estimulando-a a tomar decisões mais responsáveis.