Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS: SEU DESENVOLVIMENTO A PARTIR DA PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL

Palavra-chaves: PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL, HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS, EDUCAÇÃO EMOCIONAL Comunicação Oral (CO) GT 18. Educação Emocional
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47559
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4191
    "inscrito_id" => 10368
    "titulo" => "HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS: SEU DESENVOLVIMENTO A PARTIR DA PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL"
    "resumo" => "Neste artigo, apresentamos os resultados de uma pesquisa realizada ao longo do primeiro semestre letivo de 2018, que teve por objetivo geral compreender como as habilidades socioemocionais podem ser desenvolvidas por meio das vivências da Psicomotricidade Relacional. Mais especificamente: apresentar possíveis contribuições da Psicomotricidade Relacional para a educação e identificar quais habilidades socioemocionais podem ser potencializadas por meio da psicomotricidade relacional. Realizamos uma pesquisa-ação participante, de abordagem qualitativa, com 13 turmas e 26 grupos de 4 a 9 crianças, de 2 a 6 anos de idade, de uma escola particular de educação infantil situada na região metropolitana do Recife. As nossas observações nos levaram a concluir que a Psicomotricidade Relacional pode ser potencializada pelo desenvolvimento de habilidades socioemocionais uma vez que possibilita à criança identificar quando e o que a deixou emocionada como também orientá-la a se tornar mais consciente das conseqüências das suas ações, estimulando-a a tomar decisões mais responsáveis."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18. Educação Emocional"
    "palavra_chave" => "PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL, HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS, EDUCAÇÃO EMOCIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA18_ID10368_17092018192139.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYARA THAYANA NEVES COSTA"
    "autor_nome_curto" => "MAYARA"
    "autor_email" => "mayaralubi@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47559
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4191
    "inscrito_id" => 10368
    "titulo" => "HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS: SEU DESENVOLVIMENTO A PARTIR DA PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL"
    "resumo" => "Neste artigo, apresentamos os resultados de uma pesquisa realizada ao longo do primeiro semestre letivo de 2018, que teve por objetivo geral compreender como as habilidades socioemocionais podem ser desenvolvidas por meio das vivências da Psicomotricidade Relacional. Mais especificamente: apresentar possíveis contribuições da Psicomotricidade Relacional para a educação e identificar quais habilidades socioemocionais podem ser potencializadas por meio da psicomotricidade relacional. Realizamos uma pesquisa-ação participante, de abordagem qualitativa, com 13 turmas e 26 grupos de 4 a 9 crianças, de 2 a 6 anos de idade, de uma escola particular de educação infantil situada na região metropolitana do Recife. As nossas observações nos levaram a concluir que a Psicomotricidade Relacional pode ser potencializada pelo desenvolvimento de habilidades socioemocionais uma vez que possibilita à criança identificar quando e o que a deixou emocionada como também orientá-la a se tornar mais consciente das conseqüências das suas ações, estimulando-a a tomar decisões mais responsáveis."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18. Educação Emocional"
    "palavra_chave" => "PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL, HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS, EDUCAÇÃO EMOCIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA18_ID10368_17092018192139.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYARA THAYANA NEVES COSTA"
    "autor_nome_curto" => "MAYARA"
    "autor_email" => "mayaralubi@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Neste artigo, apresentamos os resultados de uma pesquisa realizada ao longo do primeiro semestre letivo de 2018, que teve por objetivo geral compreender como as habilidades socioemocionais podem ser desenvolvidas por meio das vivências da Psicomotricidade Relacional. Mais especificamente: apresentar possíveis contribuições da Psicomotricidade Relacional para a educação e identificar quais habilidades socioemocionais podem ser potencializadas por meio da psicomotricidade relacional. Realizamos uma pesquisa-ação participante, de abordagem qualitativa, com 13 turmas e 26 grupos de 4 a 9 crianças, de 2 a 6 anos de idade, de uma escola particular de educação infantil situada na região metropolitana do Recife. As nossas observações nos levaram a concluir que a Psicomotricidade Relacional pode ser potencializada pelo desenvolvimento de habilidades socioemocionais uma vez que possibilita à criança identificar quando e o que a deixou emocionada como também orientá-la a se tornar mais consciente das conseqüências das suas ações, estimulando-a a tomar decisões mais responsáveis.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.