O presente estudo objetiva refletir sobre o ensino de Língua Portuguesa promovendo Letramento Digital ao utilizar o Blog como uma ferramenta virtual de aprendizagem, vislumbrando a geração de cultura na EJA - Educação de Jovens e Adultos. A nossa real intenção não está necessariamente no manuseio desta ferramenta, mas na construção de significados que sucederão a partir da ação social do professor via letramento digital. Contudo observamos que a ferramenta tecnológica usada como dispositivo pedagógico contribui para inclusão digital. Justificamos a condução desta pesquisa pela relevância para o âmbito educacional da EJA, possibilitando a geração de renovadas atitudes sociais como, também, a formação de uma cultura digital consciente. A metodologia utilizada prevê como fontes de coletas de dados: o questionário – fonte para o levantamento de dados pessoais e profissionais; e a entrevista – semiestruturada, permitirá coletar os dados após a realização da pesquisa. A pesquisa é de caráter quantitativa e qualitativa, uma vez que é utilizada uma abordagem reflexiva, pela qual possibilita ao investigador envolver e compreender subjetivamente as ocorrências dessa pesquisa. O estudo permitiu analisar a possibilidade de trabalhar o Blog como dispositivo pedagógico no Ensino Médio da EJA de forma a gerar inclusão digital. Nossa abordagem, suscetível a turmas da EJA, de uma Escola Pública da Região Nordeste, no Estado de Pernambuco (Ensino Médio), refere-se à pesquisa para a dissertação de mestrado/MPLE/UFPB.