Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SOBRE QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR

Palavra-chaves: FORMAÇÃO CONTINUADA, GÊNERO, SEXUALIDADE Comunicação Oral (CO) GT 07. Gênero, Sexualidade e Educação
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49043
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 935
    "inscrito_id" => 8445
    "titulo" => "SOBRE QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR"
    "resumo" => "A formação de professores é uma área estratégica para a melhoria do processo educacional. Por meio desta, é possível promover mudança de comportamento dos alunos nos diferentes aspectos da sua formação e aprendizagem. Nesse âmbito, as questões relativas à sexualidade são fundamentais para o desenvolvimento de relações sociais e afetivas satisfatórias a partir da adolescência. Nesse sentido, o presente trabalho propôs um curso de formação continuada sobre questões de gênero e sexualidade no âmbito escolar para alunos de graduação em Pedagogia. Seu objetivo consistiu em desenvolver habilidades nos futuros docentes, relacionadas a descrever, discutir e relacionar informações sobre sexualidade em sua dimensão biológica e psicossocial. Foram realizados quatro encontros, com 40 participantes, entre docentes e futuros docentes, sendo trabalhados temas que abordavam desde os âmbitos legais acerca da diversidade até a humanização e acolhimento de crianças na escola. A partir destas, planejou-se, implementou-se e avaliou-se, por meio de um questionário, programas na área de sexualidade no contexto escolar. Os resultados mostraram um crescimento nos valores dos níveis de conhecimento que os participantes julgavam possuir em relação aos temas abordados ao final do curso, assim como esboço de estratégias de a promoção e proteção da saúde sexual que estavam direcionadas a orientação/formação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07. Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, GÊNERO, SEXUALIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA7_ID8445_27082018010557.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA DE OLIVEIRA SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA DE OLIVEIRA SANTANA"
    "autor_email" => "amanda.oliveira.psico@out"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49043
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 935
    "inscrito_id" => 8445
    "titulo" => "SOBRE QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR"
    "resumo" => "A formação de professores é uma área estratégica para a melhoria do processo educacional. Por meio desta, é possível promover mudança de comportamento dos alunos nos diferentes aspectos da sua formação e aprendizagem. Nesse âmbito, as questões relativas à sexualidade são fundamentais para o desenvolvimento de relações sociais e afetivas satisfatórias a partir da adolescência. Nesse sentido, o presente trabalho propôs um curso de formação continuada sobre questões de gênero e sexualidade no âmbito escolar para alunos de graduação em Pedagogia. Seu objetivo consistiu em desenvolver habilidades nos futuros docentes, relacionadas a descrever, discutir e relacionar informações sobre sexualidade em sua dimensão biológica e psicossocial. Foram realizados quatro encontros, com 40 participantes, entre docentes e futuros docentes, sendo trabalhados temas que abordavam desde os âmbitos legais acerca da diversidade até a humanização e acolhimento de crianças na escola. A partir destas, planejou-se, implementou-se e avaliou-se, por meio de um questionário, programas na área de sexualidade no contexto escolar. Os resultados mostraram um crescimento nos valores dos níveis de conhecimento que os participantes julgavam possuir em relação aos temas abordados ao final do curso, assim como esboço de estratégias de a promoção e proteção da saúde sexual que estavam direcionadas a orientação/formação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07. Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, GÊNERO, SEXUALIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA7_ID8445_27082018010557.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA DE OLIVEIRA SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA DE OLIVEIRA SANTANA"
    "autor_email" => "amanda.oliveira.psico@out"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A formação de professores é uma área estratégica para a melhoria do processo educacional. Por meio desta, é possível promover mudança de comportamento dos alunos nos diferentes aspectos da sua formação e aprendizagem. Nesse âmbito, as questões relativas à sexualidade são fundamentais para o desenvolvimento de relações sociais e afetivas satisfatórias a partir da adolescência. Nesse sentido, o presente trabalho propôs um curso de formação continuada sobre questões de gênero e sexualidade no âmbito escolar para alunos de graduação em Pedagogia. Seu objetivo consistiu em desenvolver habilidades nos futuros docentes, relacionadas a descrever, discutir e relacionar informações sobre sexualidade em sua dimensão biológica e psicossocial. Foram realizados quatro encontros, com 40 participantes, entre docentes e futuros docentes, sendo trabalhados temas que abordavam desde os âmbitos legais acerca da diversidade até a humanização e acolhimento de crianças na escola. A partir destas, planejou-se, implementou-se e avaliou-se, por meio de um questionário, programas na área de sexualidade no contexto escolar. Os resultados mostraram um crescimento nos valores dos níveis de conhecimento que os participantes julgavam possuir em relação aos temas abordados ao final do curso, assim como esboço de estratégias de a promoção e proteção da saúde sexual que estavam direcionadas a orientação/formação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.