SANTANA, Amanda De Oliveira. Sobre questões de gênero e sexualidade no ambiente escolar. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/49043>. Acesso em: 22/12/2024 20:56
A formação de professores é uma área estratégica para a melhoria do processo educacional. Por meio desta, é possível promover mudança de comportamento dos alunos nos diferentes aspectos da sua formação e aprendizagem. Nesse âmbito, as questões relativas à sexualidade são fundamentais para o desenvolvimento de relações sociais e afetivas satisfatórias a partir da adolescência. Nesse sentido, o presente trabalho propôs um curso de formação continuada sobre questões de gênero e sexualidade no âmbito escolar para alunos de graduação em Pedagogia. Seu objetivo consistiu em desenvolver habilidades nos futuros docentes, relacionadas a descrever, discutir e relacionar informações sobre sexualidade em sua dimensão biológica e psicossocial. Foram realizados quatro encontros, com 40 participantes, entre docentes e futuros docentes, sendo trabalhados temas que abordavam desde os âmbitos legais acerca da diversidade até a humanização e acolhimento de crianças na escola. A partir destas, planejou-se, implementou-se e avaliou-se, por meio de um questionário, programas na área de sexualidade no contexto escolar. Os resultados mostraram um crescimento nos valores dos níveis de conhecimento que os participantes julgavam possuir em relação aos temas abordados ao final do curso, assim como esboço de estratégias de a promoção e proteção da saúde sexual que estavam direcionadas a orientação/formação.