A pesquisa tratou de uma investigação acerca da atuação do Pedagogo em abrigo de idosos da cidade de Teresina. A questão norteadora foi: qual a natureza e o papel do trabalho educativo realizado em espaços não escolares e sua relação com a identidade do pedagogo? O objetivo geral foi identificar metodologias desenvolvidas pelo pedagogo em abrigos de idosos na cidade de Teresina e suas contribuições na melhoria de vida dos idosos que residem neste ambiente. Os objetivos específicos foram: 1) Conhecer o processo de construção da identidade do pedagogo considerando as experiências vivenciadas em abrigo de idosos; 2) Descrever e analisar como se dá o processo de planejamento e execução das atividades pedagógicas desenvolvidas no lócus na pesquisa. A pesquisa guiou-se pela Abordagem Qualitativa e, na recolha dos dados, realizou-se entrevista semiestruturada com a pedagoga da instituição e observação participante. O lócus deste estudo foi um abrigo localizado na cidade de Teresina – PI, na zona norte da referida capital. Constatou-se que o trabalho do pedagogo nos abrigos é relevante no âmbito social, envolvendo questões que venham contribuir com a necessidade de adentrar e investigar um local rico e sujeito às elaborações de novos conhecimentos científicos no campo da educação não formal. A Pedagogia Social, além de sua função socializadora, desenvolve e estimula a melhoria da qualidade de vida dos idosos por meio de metodologias diversificadas, realizadas em situações de interação do pedagogo com os moradores desses ambientes.