A Educação Infantil é um período da escolarização com uma importância muito além da que lhe vem sendo atribuída pela sociedade. Ainda que se tenha cada vez mais informação e pesquisas na área é preciso certo esforço para mudar definitivamente, fora do ambiente acadêmico, a percepção da Educação Infantil enquanto "contra-turno" da família, na questão da proteção. Mas, desde o século passado a infância passou a ter outro significado e valor social, quando a criança passa a ser vista como um sujeito de direitos. O TDAH é um transtorno fundamentado no tripé hiperatividade, impulsividade e déficit de atençã e incide entre 3 a 7% da população e seus sintomas interferem no processo de escolarização de forma negativa, inclusive nas relações sociais. Tudo isso se agrava quando há comorbidade com Transtornos de Humor e Dificuldades ou Trantornos de aprendizagem, o que não é raro. O artigo consiste em uma revisão bibliográfica referente às perspectivas da Educação Infantil no processo de construção do sujeito durante o processo de aprendizagem inerente à essa etapa da infância e, concomitantemente, sobre o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) em seus aspectos histórico e conceitual, fazendo uma relação com casos que fizeram parte da experiência das pesquisadoras em seus campos de trabalho, escola e clínica, de forma a construir uma fundamentação teórico-prática que contribua com a visibilidade e desmistificação do TDAH. Assim, espera-se que as intervenções necessárias sejam postas em prática o mais precocemente possível e melhorem o prognóstico de crianças com esse transtorno.