Este artigo abordou, por intermédio de um levantamento bibliográfico, acontecimentos históricos que culminaram em uma mudança significativa no cenário da Grécia Antiga, momento em que os Sofistas surgiram, bem como mostrou sua influência no contexto educacional da sociedade contemporânea, destacando os principais legados desses mestres da retórica e da oratória para a (re)significação da pedagogia posterior à Paideia. As principais características da pedagogia sofista, apresentadas neste trabalho, resumem-se à incorporação de elementos políticos e culturais dos contextos em que presenciavam por seu constante nomadismo para atender às necessidades da nobreza no mundo antigo, fazendo com que mantivessem uma estrutura de educação realmente de qualidade e de inserção em altos cargos apenas voltada à elite, o que não difere tanto dos contextos e modelos atuais. Por outro lado, ainda nos dias atuais discute-se a pertinência das técnicas utilizadas pelos sofistas, sendo de suma importância a análise dos discursos daqueles que pertenceram a esse contexto, como Protágoras e Górgias. Nessa perspectiva, este trabalho tem por finalidade resgatar as principais características desse modelo educacional, sob óptica contemporânea. Os argumentos levantados permitiram concluir que os sofistas nos proporcionaram um grande legado à educação, de maneira a considerar o vasto universo político, cultural e as necessidades enfrentadas socialmente para a construção de uma pedagogia cada vez mais plural e significativa.