PARODIANDO A TERMOQUÍMICA: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOCENTE
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48513 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3589 "inscrito_id" => 5044 "titulo" => "PARODIANDO A TERMOQUÍMICA: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOCENTE" "resumo" => "Este artigo é o relato de uma experiência exitosa proporcionada a partir da realização de uma atividade, desenvolvida durante o estágio supervisionado docente IV, do curso de Licenciatura plena em Química do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Pau dos Ferros/RN. Apresenta uma proposta didática referente ao assunto de termoquímica, aplicada em uma turma do 2° ano do Ensino Médio na Escola Estadual Desembargador Licurgo Nunes (EEDLN), no município de Marcelino Vieira/RN, desenvolvida através de um planejamento didático, sob a supervisão do Professor Jonas Fernandes Terceiro (in memoriam) e orientação de estágio do Professor Kaiser Jackson Pereira de Sousa, com base na utilização de paródias musicais contextualizadas ao ensino de química. Devido à música possuir grande aceitação social, percebe-se que aliada adequadamente à educação pode ser uma ferramenta metodológica, que contribui para estimular o interesse do discente, tornando os conteúdos mais interessantes, de fácil assimilação e satisfatórios para todos os envolvidos na aula. Desta feita, o objetivo deste trabalho baseou-se em ensinar, através do uso de paródias, o conteúdo termoquímica, visando dinamizar e contextualizar os conteúdos de forma significativa ao cotidiano do aluno. Assim, além de aplicar e discutir paródias pertinentes a essa temática, também se estimulou os discentes a produção e apresentação desse gênero literário, tanto como forma de aplicação dos saberes como avaliação do processo de ensino aprendizagem. De acordo com a participação e as produções apresentadas foi possível constatar que os alunos ficaram bastante atentos e interessados durante as aulas, confirmando assim, que o uso de paródias como ferramenta de contextualização do conteúdo proporciona uma aprendizagem significativa e prazerosa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais" "palavra_chave" => "TERMOQUÍMICA, PARÓDIA, ESTÁGIO, DOCÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID5044_16092018105355.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:33" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HUGO NAPOLEÃO ALVES SILVA" "autor_nome_curto" => "HUGO ALVES" "autor_email" => "hugoalves.405@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN) CAMPUS PAU DOS FERROS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48513 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3589 "inscrito_id" => 5044 "titulo" => "PARODIANDO A TERMOQUÍMICA: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOCENTE" "resumo" => "Este artigo é o relato de uma experiência exitosa proporcionada a partir da realização de uma atividade, desenvolvida durante o estágio supervisionado docente IV, do curso de Licenciatura plena em Química do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Pau dos Ferros/RN. Apresenta uma proposta didática referente ao assunto de termoquímica, aplicada em uma turma do 2° ano do Ensino Médio na Escola Estadual Desembargador Licurgo Nunes (EEDLN), no município de Marcelino Vieira/RN, desenvolvida através de um planejamento didático, sob a supervisão do Professor Jonas Fernandes Terceiro (in memoriam) e orientação de estágio do Professor Kaiser Jackson Pereira de Sousa, com base na utilização de paródias musicais contextualizadas ao ensino de química. Devido à música possuir grande aceitação social, percebe-se que aliada adequadamente à educação pode ser uma ferramenta metodológica, que contribui para estimular o interesse do discente, tornando os conteúdos mais interessantes, de fácil assimilação e satisfatórios para todos os envolvidos na aula. Desta feita, o objetivo deste trabalho baseou-se em ensinar, através do uso de paródias, o conteúdo termoquímica, visando dinamizar e contextualizar os conteúdos de forma significativa ao cotidiano do aluno. Assim, além de aplicar e discutir paródias pertinentes a essa temática, também se estimulou os discentes a produção e apresentação desse gênero literário, tanto como forma de aplicação dos saberes como avaliação do processo de ensino aprendizagem. De acordo com a participação e as produções apresentadas foi possível constatar que os alunos ficaram bastante atentos e interessados durante as aulas, confirmando assim, que o uso de paródias como ferramenta de contextualização do conteúdo proporciona uma aprendizagem significativa e prazerosa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais" "palavra_chave" => "TERMOQUÍMICA, PARÓDIA, ESTÁGIO, DOCÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID5044_16092018105355.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:33" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HUGO NAPOLEÃO ALVES SILVA" "autor_nome_curto" => "HUGO ALVES" "autor_email" => "hugoalves.405@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN) CAMPUS PAU DOS FERROS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }