Este estudo buscou compreender a prática de uma professora do 3º ano do Ensino Fundamental da rede pública, localizada no município de Camaragibe/PE, em relação às atividades voltadas para o ensino do Sistema de Escrita Alfabética (SEA) e os agrupamentos dos estudantes nessas atividades. Para tanto, utilizamos como instrumento de coleta a observação de jornadas de aula. Os dados revelaram que a docente realizou atividades de leitura e escrita de palavras com foco na consolidação do ensino do sistema de alfabético, de modo a considerar a escrita como um sistema notacional. As atividades de leitura e escrita aconteceram a partir de listas de palavras, calendários, dicionários, fichas de atividades, contendo caça-palavras e cruzadinhas e em situações didáticas em que os estudantes foram convidados a escrever palavras no quadro. Isso mostra que a prática desta docente se aproxima de uma concepção de alfabetização que considera a leitura e a escrita de palavras a partir dos gêneros textuais. Entretanto, destacamos que durante as atividades, em geral, a professora promovia poucos momentos de reflexão sobre o sistema de escrita. Em muitas situações, percebemos que os alunos realizavam as atividades sem muitas intervenções da educadora, como se a atividade por si só fosse suficiente para que os mesmos consolidassem seus conhecimentos sobre o sistema alfabético.