O presente trabalho tem por objetivo expor resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA, por meio de análises realizadas em bancos de dados do INEP, apontando quais instrumentos são utilizados para obter os resultados. Nesta perspectiva e pensando em minimizar o fracasso escolar, faz-se necessário a urgência em deixar de lado a prática da avaliação tradicional centrada em aspectos quantitativos, por uma avaliação qualitativa que atenda às necessidades do aluno no contexto escolar. Busca-se ainda através deste trabalho apresentar as propostas de mudança na forma de avaliação no estado do Tocantins visando uma melhoria interna e externa dos resultados dos alunos. Foram utilizados dados do INEP dos últimos anos para realizar uma análise mais consistente e fazer algumas comparações, para tanto fez necessários algumas leituras bibliográficas.Todavia o que apontamos como resultados é que se precisa melhorar a prática do professor alfabetizar, identificar se tem o perfil para alfabetizar e a formação continuada do professor alfabetizar que não pode ser esquecida, ainda falta organização pedagógica, acompanhamento e monitoramento utilizando alguns instrumentos que possibilite identificar as dificuldades de aprendizagens e propor soluções imediata. Para tanto, a família precisa acompanhar no sentido de ajudar a escola nesse processo de construção do conhecimento do aluno. O PNAIC contribuiu de forma significativa nas primeiras edições e trouxe algumas reflexões a cerca das propostas de formação nas últimas edições.