Sabemos que várias campanhas destinadas a reduzir o analfabetismo de jovens e adultos foram criadas, porém, estas não foram suficientes para alfabetizar grande parte da população brasileira, pois, prevalecia a ideia que para o adulto analfabeto bastava aprender poucas coisas já que o retorno do investimento feito em sua educação seria insignificante para a sociedade, visto que trata-se de uma história marcada tanto pela descontinuidade quanto por a desarticulação das ações, e, paralelamente, atrelada a uma inconsequente falta de políticas públicas específicas para o setor que resulta uma escala de milhões de adultos não escolarizados. Dessa forma, partimos do pressuposto de que a história da EJA no cenário brasileiro é marcada por lutas e resistências. Assim, o presente trabalho tem como finalidade compreender este processo histórico de lutas ao mesmo tempo que traz para âmbito educacional essa discussão, explicitando a importância e as dificuldades da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Para tanto, o método utilizado parte de uma análise bibliográfica entendendo que para compreender os dilemas enfrentados por esta modalidade educacional é necessário fundamentar-se em teorias.