Este estudo objetivou averiguar de que forma os professores de uma escola de Educação Infantil, instigam as crianças a investigarem os diferentes espaços os diferentes espaços proporcionados à elas pela instituição de ensino. Este trabalho considerou como espaço um local as crianças interagem com ele, o qual proporciona situações de aprendizagens. Já a investigação entende-se como uma prática cotidiana, no qual as crianças, desde muito pequenas, exploram o espaço à sua volta a fim de conhecer o mundo externo, criando hipóteses para situações que se originam no seu dia-a-dia. Para tanto, esta investigação seguiu a abordagem qualitativa de pesquisa, onde considerou como sujeitos uma turma do berçário, pertencente a uma escola de Educação Infantil da rede pública de ensino, de um município do Vale do Taquari/RS. Para a análise de dados, fez-se uma aproximação com a técnica Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2012). A partir da análise dos dados, foi possível observar que a instituição de ensino possibilita às crianças diferentes espaços para exploração, como os corredores da escola. Os espaços oportunizados foram pensados e potencializados com materiais que permitiram a manipulação e a experimentação das crianças, possibilitando às mesmas o desenvolvimento da autonomia, instigando a curiosidade das crianças e o desejo por descobrir o desconhecido.