O presente texto tem como pretensão fomentar a discussão acerca da importância da arte visual na construção do senso crítico do cidadão, assim como no processo de ensino e aprendizagem, estimulando as práticas interdisciplinares, de modo a integrar a comunidade escola e, sobretudo, promover ações educativas no desenvolvimento cultural dos alunos. Para consolidar este trabalho, delimitamos como campo de estudo, a E.M. Luíza Lima Lobo e a E.M.E.I.E.F. Apolônio Sales de Miranda, situadas em João Pessoa/PB. Nesse espaço escolar, foram trabalhados projetos que culminaram com a produção de artes visuais, concomitantemente, a valorização dos artistas regionais, Régis Soares e Hildebran Aires respectivamente, de modo a promover ações interdisciplinares com as propostas didáticas do corpo docente. Partindo da abordagem da diversidade cultural ao contexto histórico, geográfico, cultural e socioeconômico, permitindo o aluno apreciar a produção artística e ampliar sua leitura, instigando o senso-crítico diante o impacto da expressão visual na compreensão de posicionamentos políticos e sociais. O grande desafio é desenvolver atividades que valorizem e propicie aos alunos conhecer a cultura local, atrelando-os aos conteúdos a serem trabalhados no ensino fundamental com crianças e com adolescentes. Diante das atividades desenvolvidas a partir do projeto Artes Visuais na Paraíba, cujo qual, tratava a produção visual artística e o ensino-aprendizagem, promoveram aprimorar as habilidades, competências e a consciência crítico-reflexiva dos educandos dentro e fora da sala de aula, contribuindo para a sua formação sociocultural e o senso crítico da sociedade na qual se encontra inserido.