A referida pesquisa aborda a temática das emoções através do conhecimento da neurociência e suas contribuições para a educação, de modo a compreender a sua função no processo bio psicopedagógico no ensino e na aprendizagem. As concepções acerca das emoções interessam à sociedade como um todo, ao docente em formação inicial ou continuada, em vista disso, a obtenção do conhecimento sobre a temática o prepara a motivar, ensinar e avaliar o aluno num formato compatível com o funcionamento cerebral. As emoções através do olhar neuro pedagógico contribuem para a educação por compreender a sua função no processo bio psicopedagógico no ato de ensinar e aprender. Esta junção de saberes auxilia a mediação necessária entre educadores, por meio deste é manifesto a afetividade, construindo ao longo do tempo o desenvolvimento do aprendiz, repensando de forma analítica a prática docente e os processos para uma aprendizagem mais significativa. O objetivo da pesquisa é embasar a discussão com produções que retrata o tema sob diversas óticas trazendo uma abordagem compreensiva de saberes relacionais. Deste modo, é possível apresentar conclusões de que as emoções interagem como mediadoras no processo da aprendizagem cooperando para o desenvolvimento de uma educação pautada num panorama interdisciplinar científico. A partir do conhecimento sobre o funcionamento do cérebro em face aos sentimentos é oportunizado uma maior reflexão quanto a formação de novas estratégias de ensino, fomentando aos profissionais da área educacional a utilização de novas técnicas e consequentemente da aprendizagem a partir da afetividade de seus aprendizes.
Palavras-chave: Emoção, Aprendizagem, Neuroeducação.