Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APONTAMENTOS DAS PRINCIPAIS PUBLICAÇÕES SOBRE FÍSICA QUÂNTICA NA RBEF (1989-2014)

Palavra-chaves: ENSINO DE FÍSICA, FÍSICA QUÂNTICA, REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE FÍSICA Comunicação Oral (CO) GT 01. Formação de professores
0 of 0
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46366 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4098 "inscrito_id" => 1218 "titulo" => "APONTAMENTOS DAS PRINCIPAIS PUBLICAÇÕES SOBRE FÍSICA QUÂNTICA NA RBEF (1989-2014)" "resumo" => "O presente trabalho resulta de um microprojeto de pesquisa que procurou transformar informações em conhecimentos, com base na Revista Brasileira de Ensino de Física - RBEF- voltada à melhoria do ensino de Física em todos os níveis de escolarização. A pesquisa foi desenvolvida no Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Campus Santa Cruz. A Física Quântica, embora muito presente no cotidiano, geralmente não é perceptível, sua fundamentação teórica é pouco acessível. No entanto, seus princípios possibilitam o desenvolvimento das tecnologias mais avançadas da atualidade, que vão desde os raios lasers à nanotecnologia, tendo também fundamental relevância nos procedimentos e equipamentos utilizados na área da saúde, tais como a ressonância magnética e tomografia computadorizada, dentre outras. A Física Quântica é um ramo que estuda os eventos que transcorrem nas camadas atômicas e subatômicas, possuindo amplas teorias que revolucionam o mundo desde o século XX. Esse campo da física é pouco abordado na educação como um todo. Sendo assim, essa pesquisa tem, também, como objetivo promover uma leitura atenta da Física Quântica a partir da análise da coerência entre os objetivos propostos e os conteúdos dispostos em artigos publicados sobre este tema na Revista Brasileira de Ensino de Física desde 1989 a 2014. Também visa adequar e utilizar estes trabalhos na formação docente de professores de Física. Considerando a importância deste tema, é possível afirmar que a quantidade de publicações encontradas é pouca para um assunto tão complexo. No entanto, os artigos são bem fundamentados, sendo, portanto, considerados um profícuo acervo de apoio e pesquisa ao estudo do ensino de Física.O presente trabalho resulta de um microprojeto de pesquisa que procurou transformar informações em conhecimentos, com base na Revista Brasileira de Ensino de Fí" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, FÍSICA QUÂNTICA, REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID1218_17092018180218.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RITA DE CÁSSIA PAULO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "RITA" "autor_email" => "ritinhahesed@hotmail.com" "autor_ies" => "IFRN/CAMPUS SANTA CRUZ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46366 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4098 "inscrito_id" => 1218 "titulo" => "APONTAMENTOS DAS PRINCIPAIS PUBLICAÇÕES SOBRE FÍSICA QUÂNTICA NA RBEF (1989-2014)" "resumo" => "O presente trabalho resulta de um microprojeto de pesquisa que procurou transformar informações em conhecimentos, com base na Revista Brasileira de Ensino de Física - RBEF- voltada à melhoria do ensino de Física em todos os níveis de escolarização. A pesquisa foi desenvolvida no Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Campus Santa Cruz. A Física Quântica, embora muito presente no cotidiano, geralmente não é perceptível, sua fundamentação teórica é pouco acessível. No entanto, seus princípios possibilitam o desenvolvimento das tecnologias mais avançadas da atualidade, que vão desde os raios lasers à nanotecnologia, tendo também fundamental relevância nos procedimentos e equipamentos utilizados na área da saúde, tais como a ressonância magnética e tomografia computadorizada, dentre outras. A Física Quântica é um ramo que estuda os eventos que transcorrem nas camadas atômicas e subatômicas, possuindo amplas teorias que revolucionam o mundo desde o século XX. Esse campo da física é pouco abordado na educação como um todo. Sendo assim, essa pesquisa tem, também, como objetivo promover uma leitura atenta da Física Quântica a partir da análise da coerência entre os objetivos propostos e os conteúdos dispostos em artigos publicados sobre este tema na Revista Brasileira de Ensino de Física desde 1989 a 2014. Também visa adequar e utilizar estes trabalhos na formação docente de professores de Física. Considerando a importância deste tema, é possível afirmar que a quantidade de publicações encontradas é pouca para um assunto tão complexo. No entanto, os artigos são bem fundamentados, sendo, portanto, considerados um profícuo acervo de apoio e pesquisa ao estudo do ensino de Física.O presente trabalho resulta de um microprojeto de pesquisa que procurou transformar informações em conhecimentos, com base na Revista Brasileira de Ensino de Fí" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, FÍSICA QUÂNTICA, REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID1218_17092018180218.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RITA DE CÁSSIA PAULO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "RITA" "autor_email" => "ritinhahesed@hotmail.com" "autor_ies" => "IFRN/CAMPUS SANTA CRUZ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente trabalho resulta de um microprojeto de pesquisa que procurou transformar informações em conhecimentos, com base na Revista Brasileira de Ensino de Física - RBEF- voltada à melhoria do ensino de Física em todos os níveis de escolarização. A pesquisa foi desenvolvida no Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Campus Santa Cruz. A Física Quântica, embora muito presente no cotidiano, geralmente não é perceptível, sua fundamentação teórica é pouco acessível. No entanto, seus princípios possibilitam o desenvolvimento das tecnologias mais avançadas da atualidade, que vão desde os raios lasers à nanotecnologia, tendo também fundamental relevância nos procedimentos e equipamentos utilizados na área da saúde, tais como a ressonância magnética e tomografia computadorizada, dentre outras. A Física Quântica é um ramo que estuda os eventos que transcorrem nas camadas atômicas e subatômicas, possuindo amplas teorias que revolucionam o mundo desde o século XX. Esse campo da física é pouco abordado na educação como um todo. Sendo assim, essa pesquisa tem, também, como objetivo promover uma leitura atenta da Física Quântica a partir da análise da coerência entre os objetivos propostos e os conteúdos dispostos em artigos publicados sobre este tema na Revista Brasileira de Ensino de Física desde 1989 a 2014. Também visa adequar e utilizar estes trabalhos na formação docente de professores de Física. Considerando a importância deste tema, é possível afirmar que a quantidade de publicações encontradas é pouca para um assunto tão complexo. No entanto, os artigos são bem fundamentados, sendo, portanto, considerados um profícuo acervo de apoio e pesquisa ao estudo do ensino de Física.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.