Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APONTAMENTOS DAS PRINCIPAIS PUBLICAÇÕES SOBRE FÍSICA QUÂNTICA NA RBEF (1989-2014)

Palavra-chaves: ENSINO DE FÍSICA, FÍSICA QUÂNTICA, REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE FÍSICA Comunicação Oral (CO) GT 01. Formação de professores
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46366
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4098
    "inscrito_id" => 1218
    "titulo" => "APONTAMENTOS DAS PRINCIPAIS PUBLICAÇÕES SOBRE FÍSICA QUÂNTICA NA RBEF (1989-2014)"
    "resumo" => "O presente trabalho resulta de um microprojeto de pesquisa que procurou transformar informações em conhecimentos, com base na Revista Brasileira de Ensino de Física - RBEF- voltada à melhoria do ensino de Física em todos os níveis de escolarização. A pesquisa foi desenvolvida no Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Campus Santa Cruz. A Física Quântica, embora muito presente no cotidiano, geralmente não é perceptível, sua fundamentação teórica é pouco acessível. No entanto, seus princípios possibilitam o desenvolvimento das tecnologias mais avançadas da atualidade, que vão desde os raios lasers à nanotecnologia, tendo também fundamental relevância nos procedimentos e equipamentos utilizados na área da saúde, tais como a ressonância magnética e tomografia computadorizada, dentre outras. A Física Quântica é um ramo que estuda os eventos que transcorrem nas camadas atômicas e subatômicas, possuindo amplas teorias que revolucionam o mundo desde o século XX. Esse campo da física é pouco abordado na educação como um todo. Sendo assim, essa pesquisa tem, também, como objetivo promover uma leitura atenta da Física Quântica a partir da análise da coerência entre os objetivos propostos e os conteúdos dispostos em artigos publicados sobre este tema na Revista Brasileira de Ensino de Física desde 1989 a 2014. Também visa adequar e utilizar estes trabalhos na formação docente de professores de Física. Considerando a importância deste tema, é possível afirmar que a quantidade de publicações encontradas é pouca para um assunto tão complexo. No entanto, os artigos são bem fundamentados, sendo, portanto, considerados um profícuo acervo de apoio e pesquisa ao estudo do ensino de Física."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, FÍSICA QUÂNTICA, REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID1218_17092018180218.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RITA DE CÁSSIA PAULO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "RITA"
    "autor_email" => "ritinhahesed@hotmail.com"
    "autor_ies" => "IFRN/CAMPUS SANTA CRUZ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46366
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4098
    "inscrito_id" => 1218
    "titulo" => "APONTAMENTOS DAS PRINCIPAIS PUBLICAÇÕES SOBRE FÍSICA QUÂNTICA NA RBEF (1989-2014)"
    "resumo" => "O presente trabalho resulta de um microprojeto de pesquisa que procurou transformar informações em conhecimentos, com base na Revista Brasileira de Ensino de Física - RBEF- voltada à melhoria do ensino de Física em todos os níveis de escolarização. A pesquisa foi desenvolvida no Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Campus Santa Cruz. A Física Quântica, embora muito presente no cotidiano, geralmente não é perceptível, sua fundamentação teórica é pouco acessível. No entanto, seus princípios possibilitam o desenvolvimento das tecnologias mais avançadas da atualidade, que vão desde os raios lasers à nanotecnologia, tendo também fundamental relevância nos procedimentos e equipamentos utilizados na área da saúde, tais como a ressonância magnética e tomografia computadorizada, dentre outras. A Física Quântica é um ramo que estuda os eventos que transcorrem nas camadas atômicas e subatômicas, possuindo amplas teorias que revolucionam o mundo desde o século XX. Esse campo da física é pouco abordado na educação como um todo. Sendo assim, essa pesquisa tem, também, como objetivo promover uma leitura atenta da Física Quântica a partir da análise da coerência entre os objetivos propostos e os conteúdos dispostos em artigos publicados sobre este tema na Revista Brasileira de Ensino de Física desde 1989 a 2014. Também visa adequar e utilizar estes trabalhos na formação docente de professores de Física. Considerando a importância deste tema, é possível afirmar que a quantidade de publicações encontradas é pouca para um assunto tão complexo. No entanto, os artigos são bem fundamentados, sendo, portanto, considerados um profícuo acervo de apoio e pesquisa ao estudo do ensino de Física."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, FÍSICA QUÂNTICA, REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID1218_17092018180218.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RITA DE CÁSSIA PAULO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "RITA"
    "autor_email" => "ritinhahesed@hotmail.com"
    "autor_ies" => "IFRN/CAMPUS SANTA CRUZ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente trabalho resulta de um microprojeto de pesquisa que procurou transformar informações em conhecimentos, com base na Revista Brasileira de Ensino de Física - RBEF- voltada à melhoria do ensino de Física em todos os níveis de escolarização. A pesquisa foi desenvolvida no Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Campus Santa Cruz. A Física Quântica, embora muito presente no cotidiano, geralmente não é perceptível, sua fundamentação teórica é pouco acessível. No entanto, seus princípios possibilitam o desenvolvimento das tecnologias mais avançadas da atualidade, que vão desde os raios lasers à nanotecnologia, tendo também fundamental relevância nos procedimentos e equipamentos utilizados na área da saúde, tais como a ressonância magnética e tomografia computadorizada, dentre outras. A Física Quântica é um ramo que estuda os eventos que transcorrem nas camadas atômicas e subatômicas, possuindo amplas teorias que revolucionam o mundo desde o século XX. Esse campo da física é pouco abordado na educação como um todo. Sendo assim, essa pesquisa tem, também, como objetivo promover uma leitura atenta da Física Quântica a partir da análise da coerência entre os objetivos propostos e os conteúdos dispostos em artigos publicados sobre este tema na Revista Brasileira de Ensino de Física desde 1989 a 2014. Também visa adequar e utilizar estes trabalhos na formação docente de professores de Física. Considerando a importância deste tema, é possível afirmar que a quantidade de publicações encontradas é pouca para um assunto tão complexo. No entanto, os artigos são bem fundamentados, sendo, portanto, considerados um profícuo acervo de apoio e pesquisa ao estudo do ensino de Física.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.