Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO, IDEOLOGIA E EMANCIPAÇÃO: REFLEXÕES ACERCA DO ANTI-IDEOLOGISMO

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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

As escolas, por se tratarem de instituições que visam formar cidadãos críticos se utilizam, muitas vezes em seu ensino, de uma ideologia de classe dominadora, reproduzindo um discurso ideológico e autoritário, não atuando como emancipadores de seres humanos. Assim sendo, quais as implicações da ideologia inserida no ensino para a formação do aluno? Qual a contribuição do pensamento anti-ideológico nas escolas para promover a autonomia do sujeito? Tendo por base essas questões problema, o presente trabalho teve por objetivo apresentar algumas das implicações da ideologia dominadora na educação do indivíduo, bem como a atuação do pensamento anti-ideológico para a emancipação do ser. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Como aporte teórico, foram utilizadas reflexões acerca do conceito de ideologia e do processo de educação e emancipação, baseadas nos posicionamentos de teóricos como Adorno (2003), Cerletti (1999), Chaui (1985), e Luckesi (1994). Desse modo, foi possível constatar que a reflexão filosófica que prime pela educação anti-ideológica tem a capacidade de emancipar o ser e se constitui, portanto, imprescindível para os alunos se tornarem sujeitos críticos na sociedade.

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