O presente artigo tem como principal objetivo pensar as potencialidades que existem no espaço laboratorial que, em seu turno, extrapolam a visão exata e especialista que foi processualmente construída para ele em nossa cultura. Tendo como enfoque o laboratório de Petróleo e Gás Natural do campus do IFBa de Simões Filho/BA, verificamos, de início, que o mesmo pode ser percebido de maneira ampla e com várias possibilidades de laços de conexão com outras áreas do saber. No tocante às linguagens, foi possível constatar que este espaço apresenta diferentes gêneros textuais que podem ser explorados pelo professor de Língua Portuguesa e pelos alunos. Dentre as possibilidades, compreender os trânsitos entre imagem e texto, além da compreensão de normatizações específicas da área técnica de formação. Sendo assim, o laboratório pode ter sua acepção amplificada e suas possibilidades de “ensinoaprendizagem” recriadas. Diante disso, nos encaminhamos para uma educação profissional que habilita o estudante para compreender sua área de atuação de maneira pluridimensional, com o enredamento de diferentes áreas do saber. Além disso, existe a garantia de uma formação dos estudantes em que a sua língua materna serve como potente instrumento de comunicação em suas rotinas como cidadão crítico, assim como de profissional.