A avaliação é um instrumento utilizado para acompanhar o desenvolvimento do aprendizado do aluno, mais especificamente da criança, pois se trata aqui da educação infantil e fundamental I, a avaliação passou por muitas modificações ao longo dos anos, afetando de maneira direta os resultados do rendimento dos alunos, sejam esses resultados positivos ou negativos. A avaliação tem grande poder no desenvolvimento do educando e necessita ser bem pensada e muito bem aplicada. A partir desta apreciação, a avaliação é aqui apresentada a partir da concepção de autores estudados ao longo de um estudo bibliográfico, que tem como objetivo analisar as diferentes modalidades, níveis de abrangência de instrumentos avaliativos e métodos de análise de resultados obtidos a partir da utilização de um método avaliativo denominado memorial acadêmico, que foi desenvolvido ao longo do componente curricular Planejamento e Avaliação Educacional II, ministrados no 4º período da Licenciatura em Pedagogia oferecida pela universidade Estadual da Paraíba (UEPB), ministrado pela professora Francisca Pereira Salvino. Conclui que para que avaliação seja eficiente e eficaz dentro do processo de ensino e aprendizagem, o aluno, que é o principal sujeito do processo, precisa se sentir respeitado em sua construção escolar. Afinal, somos seres sociais com competências e experiências distintas.